Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vila Olímpica em obras

Silva Cacuti - 16 de Outubro, 2016

Instituto Superior de Ciências Policiais alberga participantes dos jogos da SADC

Fotografia: Eduardo Pedro

A empreitada regista algum atraso, em função da realidade financeira do país, segundo Albino da Conceição. O dirigente assegurou que "já está contratada uma empresa e as obras  iniciam nos próximos dias". Para os incautos, um recado: "Fiquem tranquilos em relação à questão dos alojamentos".

A promessa em relação ao Osvaldo Serra Van-dúnem é semelhante à feita para a restauração da pista de atletismo do Estádio dos Coqueiros.

Outras infra-estruturas disponíveis para o evento, são o Complexo Turístico Futungo II, a piscina do Alvalade, Estádio 22 de Junho, Estádio 11 de Novembro, Cidadela Desportiva, Clube de Ténis de Luanda e o pavilhão Vitorino Cunha.

Angola recebeu a tocha dos Jogos da SADC em Julho do corrente ano, em cerimónia presidida pelo presidente da Zona 5 dos Desportos da União Africana, Vei Wetumbai, que a entregou ao  então ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Estão previstos 1600 atletas de Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. Os Jogos são corporizados por torneios de futebol, basquetebol, atletismo, ténis, boxe, natação, ginástica, judo, netball e desporto adaptado.

Na edição do Zimbabwe, na cidade de Bulawayo, em 2014, Angola esteve representada com uma caravana de 172 elementos, com o lema “Angola no Zimbabwe vencendo com Fair Play” e terminou na terceira posição, numa prova ganha pela África do Sul. 

A primeira edição dos Jogos da SADC realizou-se em 2004, em Moçambique, seguiu-se Namíbia (2006), África do Sul (2008), Suazilândia (2010), Zâmbia (2012) e Zimbabwe (2014).