Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Visita ao pavilhão de Luanda domina dia dos participantes

31 de Outubro, 2013

As primeiras quatro classificadas da primeira fase jogam, em sistema cruzado, as meias-finais, enquanto as duas últimas equipas defrontam-se para definir o quinto e sexto lugares.

Fotografia: Jornal dos Desportos

As selecções nacionais que disputam a IV edição do campeonato africano de basquetebol em cadeira de rodas cumprem um passeio turístico por Luanda, anunciou António da Luz, do Comité Organizador da prova. O passeio visa não só mostrar alguns recintos turísticos e históricos da capital angolana, mas descontrair os atletas depois de cinco dias consecutivos de jogos. O pavilhão Multiusos de Luanda, construído por altura da realização do 41º Campeonato Mundial de Hóquei em patins vai ser um dos palcos das visitas de maior interesse.

De acordo com o programa estabelecido, os atletas saem do centro de formação profissional de Viana, local de alojamento, às 7H30, descem à Baixa de Luanda e começam por visitar a Marginal. Da Marginal seguem para o Memorial Agostinho Neto, na zona da Praia do Bispo. As caravanas desportivas seguem depois para a cidade do Kilamba, onde, também vão inteirar-se do processo da sua concepção e construção. Já perto da cidade do Kilamba, o programa de visitas contempla um passeio pelo Pavilhão de Luanda e, a ultimar, os atletas paralímpicos visitam o Estádio Nacional 11 de Novembro.

De recordar que o pavilhão multiuso de Luanda foi cogitado para sediar o Campeonato Africano de Basquetebol em cadeira de rodas, mas foi preterido, segundo o Comité organizador, por não oferecer condições para uma prova do género. Terminadas as visitas, as delegações regressam ao local de alojamento, onde lhes deve ser oferecido um almoço de confraternização, na presença do Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Participam no campeonato as selecções nacionais de Angola, África do Sul, Argélia, Egipto, Marrocos e Nigéria. Amanhã jogam-se as meias-finais e as classificativas do quinto lugar. As primeiras quatro classificadas da primeira fase jogam, em sistema cruzado, as meias-finais, enquanto as duas últimas equipas defrontam-se para definir o quinto e sexto lugares.