Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vistoria ao percurso

Silva Cacuti - 25 de Dezembro, 2016

A comissão organizadora da prova pedestre de fim de ano da São Silvestre realiza hoje a primeira vistoria ao percurso da corrida

Fotografia: José Cola

O percurso da 61ª edição da corrida de fim de ano, a São Silvestre de Luanda, vai ser alvo hoje de uma vistoria por parte da comissão organizadora e de uma comissão multissectorial do Governo Provincial de Luanda (GPL).

A seis dias do tiro de largada, é o primeiro contacto da comissão organizadora da competição com o percurso. A Federação Angolana de Atletismo tem nova direcção desde o princípio do corrente mês.

Na vistoria vão ser realçados os pontos críticos do percurso, para actuação posterior de equipas especializadas do Governo Provincial de Luanda.
A atenção das comissões vai estar centrada nos obstáculos na via, buracos e elevações no pavimento, iluminação e marcação do piso. A visita ao percurso vai ser feita sem a habitual presença de um agrimensor credenciado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A prova é apresentada amanhã, em conferência de imprensa, na Galeria dos Desportos. Até ontem, segundo fontes da organização, estavam inscritos 774 corredores. Hoje, o processo de inscrições regista uma pausa para retomar amanhã. A organização pretende encerrar as inscrições no dia 28 do corrente.

A 61ª edição da São Silvestre de Luanda não vai ser seguida do Meenting Demósthenes de Almeida, que há pelo menos quatro edições, se realizava no Estádio dos Coqueiros a 2 de Janeiro. Nesse dia, a Federação Angolana  realiza um encontro preparatório do Dia Nacional do Atletismo. Por esta razão, as habituais delegações provinciais para a prova, que são compostas por dois atletas, um de cada sexo e de um técnico, estão a ser reforçadas com a presença do presidente de direcção das respectivas Associações, segundo apuramos.

A 61ª edição da corrida tem um orçamento de 4,5 milhões de kwanzas, segundo Joaquim Dombaxi, membro da Federação.

A prova tem partida habitual no Largo da Mutamba e tem a meta no Estádio dos Coqueiros. O percurso está fixado em 10 quilómetros. Os atletas vão passar pelas Avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, Ruas da Missão e 4 de Fevereiro, assim como os Largos do Kinaxixe, 1º de Agosto e do Baleizão.