Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vitorino Cunha defende formação de treinadores

12 de Junho, 2015

Vitorino Cunha defendeu a necessidade de se potencializar ao máximo os treinadores angolanos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico de basquetebol Vitorino Cunha defendeu quarta-feira última, em Luanda, a necessidade de se potencializar ao máximo os treinadores angolanos, pelo facto de serem o elemento fundamental para o bom desempenho dos atletas.

Falando à imprensa à margem do primeiro simpósio sobre desporto militar, terminado esta quarta-feira, Vitorino Cunha realçou ser o treinador o “elo” mais importante para que se cumpram diferentes etapas de formação dos jogadores, daí que deve ser bem preparado.

Na sua opinião, entre os agentes desportivos que concorrem para a gestão dos jogadores o treinador é o mais essencial, pois é necessário ter competência sobre os fundamentos aplicados.

Acrescentou que o técnico tem responsabilidade de orientar exercício mais adequados que facilitam a coordenação motora, física e psicológica de uma equipa.

Ex-treinador do 1º de Agosto e da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, Vitorino Cunha desempenhou o papel de moderador do director nacional dos desportos, António Gomes, que dissertou os temas “Interligação institucional entre os ministérios da Defesa Nacional e da Juventude e Desporto” e “Sinergias para cooperação entre o desporto militar e o federado”.