Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vivaldo cancela amistosos

Silva Cacuti - 20 de Novembro, 2013

Vivaldo Eduardo, cancelou alguns jogos amistosos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional de andebol sénior feminino, Vivaldo Eduardo, cancelou alguns jogos amistosos que pretendia realizar durante o estágio que a equipa cumpre desde hoje na Hungria. O cancelamento dos jogos deve-se ao facto de algumas atletas se terem ausentado dos treinos com o conjunto, como a guarda-redes Maria Pedro, as pontas Natália Bernardo e Marta dos Santos e a pivot Albertina Cassoma.

“O número de jogadoras que estamos a levar para este estágio, considerando que a Marcelina e a Anastasia Sibo vão condicionadas, impede-nos de realizar todos os jogos que tínhamos agendado e de aceitar outros convites. Prevíamos realizar dois jogos com o Brasil e vamos fazer apenas um, também cancelamos os jogos com a Áustria e com o Japão que já estavam marcados.”

A selecção só vai efectuar seis jogos durante o estágio, quando o objectivo era realizar oito.No dia 23, a equipa começa a fazer os jogos pré-competitivos, defrontando a equipa do Krim, campeã da Eslovénia, em cujo plantel actuam atletas da Sérvia, Espanha, Brasil, Roménia, Montenegro, Alemanha, além das eslovenas. No dia 25 o grupo joga com o Brasil, no único teste entre ambas as formações.De 29 deste mês a 1 de Dezembro, a Selecção Nacional vai participar num minitorneio em que participam as suas congéneres da Sérvia, Croácia e Tunísia.

Natália Bernardo, Albertina Cassoma, Marta dos Santos e Maria Pedro encontraram o grupo a tempo de disputar o torneio.A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do mundial inserida no grupo C, cuja sede é a cidade de Zrejanin. Integram o grupo as selecções de Angola, Espanha, Noruega, Argentina. Paraguai e Polónia.O grupo A é composto pelas selecções de Montenegro, Holanda, França, Coreia do Sul, Congo Democrático e República Dominicana. As equipas da Dinamarca, Brasil, Sérvia, China, Japão e Argélia jogam no grupo B, ao passo que o grupo D é constituído pelas selecções da Hungria, Alemanha, Roménia, República Checa, Tunísia e Austrália.

Africano
Azenaide Carlos
regressa aos campos


A meia-distância Azenaide Carlos que está há cerca de cinco meses sem praticar em virtude de ter sido submetida a uma operação ao ombro esquerdo, pode voltar a competir no Vigésimo primeiro Campeonato Africano de andebol sénior feminino que se disputa em Janeiro de 2014. A jogadora, em fase final de recuperação, apresentou-se aos trabalhos da Selecção Nacional dias antes do embarque e continua a trabalhar sob orientação de Artur Barros para estar apta a integrar o sete nacional no Africano.“Sinto-me feliz por estar de regresso, vou trabalhar para tentar recuperar a minha forma desportiva e poder dar o meu contributo a este grupo”, disse a jogadora do 1º de Agosto.

“A jogadora é uma mais-valia para a nossa selecção, tal como a Isabel Fernandes, “Belezura”, então estamos a contar com ela, esperamos que recupere o quanto antes para podermos contar com ela no africano”, disse Edgar Neto, adjunto de Vivaldo Eduardo. Azenaide Carlos falhou, por lesão, a disputa do campeonato nacional, taça dos clubes campeões e taça de Angola.