Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vivaldo Eduardo renova selecção

Silva Cacuti - 08 de Maio, 2013

O torneio das quatro nações abre a preparação do conjunto angolano para o campeonato do mundo que este ano disputa-se na Sérvia.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O regresso da meia-distância Wuta Dombaxi, do 1º de Agosto, é uma das notas sonantes da convocatória de Vivaldo Eduardo, seleccionador nacional sénior feminino de andebol, divulgada na segunda-feira, visando a participação no torneio das quatro nações, de 23 a 26 do corrente na Coreia do Sul.

A Selecção Nacional é apresentada amanhã, em cerimónia a ter lugar no Hotel Tivoli, às 19h00. No dia seguinte, as comandadas de Vivaldo Eduardo vão ao recinto do Dream Space, onde cumprem estágio em regime concentrado e dão início à realização de testes médicos.

Wuta Dombaxi, 27 anos, que esteve pela última vez ao serviço da Selecção Nacional em 2011, no torneio de apuramento aos Jogos Pan-africanos de Maputo, que se disputou na África do Sul, esteve durante muito tempo assolada por sucessivas lesões.

De resto, sem serem caras novas, muita juventude marca a convocatória de Vivaldo Eduardo, que depois de Marcelina Kiala, Luísa Kiala e Odeth Tavares, viu o grupo das indisponíveis crescer com o alegado pedido de Nair Almeida para não ser convocada e as lesões de Azenaide Carlos e Elzira Tavares.

As guarda-redes Maria Pedro, Cristina Branco e Neide Barbosa não fazem parte do grupo, por opção técnica, tal como as pontas Matilde André e Carolina Morais. Bombo Calandula, no seu recente regresso aos trabalhos não convenceu o treinador e falha também o regresso à selecção.

Ana Patrícia Barros, jovem pivot que vinha sendo chamada no Petro e na selecção para suprir a ausência de Bombo, não fez parte da recente campanha africana do Petro e também não foi tida nem achada para esta convocatória da selecção. Vivaldo Eduardo chamou as seguintes atletas: Valdemira Van-dúnem, Teresa Almeida e Sílvia Mulabo (guarda-redes); Magda Cazanga,

Natália Bernardo, Isabel Guialo, Marta dos Santos, Wuta Dombaxi, Acilene Sebastião (meia-distâncias); Joelma Viegas, Juliana Machado, Isabel Fernandes e Iracelma Silva (pontas); Albertina Cassoma e Anastácia Sibo (pivot). A selecção nacional vai defrontar as similares da Espanha, Coreia do Sul e Rússia. O torneio das quatro nações abre a preparação do conjunto angolano para o campeonato do mundo que este ano disputa-se na Sérvia.
Silva Cacuti