Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vuelta chega 70 edio

12 de Janeiro, 2015

Volta a Espanha arranca com contra-relgio por equipas de 7,4 quilmetros com forte incidncia em montanhas

Fotografia: AFP

A próxima Volta a Espanha, prova que vai  cumprir a 70ª edição, conta com dez chegadas em alta montanha, todas inéditas, conforme  o percurso revelado este no sábado, pela organização. A Costa do Sol vai marcar o arranque da prova em 22 de Agosto, com um contra-relógio por equipas de 7,4 quilómetros e Madrid  vai voltar a coroar o vencedor final, após um ano de ausência, numa edição com forte aposta na alta montanha.

A aposta foi mesmo confirmada pelo director da prova, Javier Guillen, que prefere insistir numa fórmula que considera ter dado bons resultados nos últimos anos: muita montanha, muitas chegadas no alto e motivos de interesse junto às chegadas, para impedir que os adeptos da modalidade adormeçam.

Para a edição de 2015, a caravana não vai passar por diversos pontos marcantes, mas vai  contar no seu mapa com dez chegadas inéditas e propícias aos trepadores: Caminito del Rey (2ª etapa), Vejer de la Frontera (4ª), Cazorla (6ª), La Alpujarra (7ª), Cumbre del Sol (9ª), Cortals d'Encamp (11ª), Fuente del Chivo (14ª), Sotres (15ª) e Ermita del Alba (16ª).

Para os amantes e especialistas de contra-relógio individual, a edição deste ano conta apenas com uma etapa de 39 quilómetros, em Burgos, a quatro dias do seu termo. No total, a 70ª edição da Vuelta conta com um total de 3.374 quilómetros, divididos em seis etapas planas, 13 de média e alta montanha e um contra-relógio individual e outro por equipas.
 
ALGARVE


O ciclista alemão Tony Martin (Etixx-Quick Step) confirmou na sexta-feira a presença na Volta ao Algarve, prova que venceu em 2011 e 2013. Em entrevista ao site especializado Biciciclismo, em Calpe (Espanha), o três vezes campeão mundial de contra-relógio avançou o  programa para esta época, pode arrancar na Volta ao Dubai antes de estar nas estradas algarvias para tentar o “tri”.

Martin junta-se assim ao companheiro e amigo Michal Kwiatkowski, o polaco campeão do mundo de fundo, que na quinta-feira confirmou que vai tentar somar a segunda vitória consecutiva na Volta ao Algarve, que decorre entre 18 e 22 de Fevereiro.