Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vugar Gashimov morre com tumor

15 de Janeiro, 2014

O azeri Vugar Gashimov, um dos mais promissores grandes mestres mundiais, faleceu aos 27 anos, na Alemanha, alegadamente devido a um tumor cerebral. O xadrezista liderou em 2009, o Azerbaijão na conquista da medalha de ouro do Europeu por equipas, natural de Baku, cidade que viu nascer o russo Garry Kasparov (ex-campeão mundial), Shakhriyar Mamedyarovou (campeão mundial de semirrápidas) ou Teimur Radjabov.

Nascido a 24 de Julho de 1986, Vugar era filho de um militar reformado que serviu no Azerbaijão.

O trio russo formado por Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Devyatkin venceu a oitava etapa de caminhões no Rali Dakar 2014. A equipa, que  representa a  Kamaz  continua na segunda posição geral, agora com cinco minutos a menos em relação aos líderes.

Os russos terminaram o percurso cronometrado entre a cidade argentina de Salta e Calama  do Chile passou  por Uyuni, na Bolívia, em 2h53min32. Com 5min15 a mais, os líderes gerais, Gerard De Rooy (HOL), Tom Colsoul (BEL) e Darek Rodewald (HOL), da equipa Iveco, fizeram o segundo tempo do dia e ficaram satisfeitos com o resultado.

“Ficamos cinco minutos atrás, mas ainda temos meia hora de vantagem (no ranking geral). Não é muito para os caminhões. Um furo de pneu e  a nossa vida pode  complicar-se .

Mas, temos a tranquilidade para fazermos corridas seguras e manter a vantagem”, declarou De Rooy. Outro trio russo, também da equipa Kamaz, fechou o pódio do dia. Dmitry Sotnikov, Vyatcheslav Mizyukaev e Andrey Aferin, chegaram a 6min55 dos líderes.