Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vuty aperta a liderança

Helder Jeremias - 30 de Junho, 2016

Hélder Coelho está optimista em terminar a prova na liderança

Fotografia: Jornal dos Desportos

Hélder Coelho "Vuty" é o alvo a bater na terceira jornada do Campeonato Provincial de Luanda, na categoria de Supermoto 250cc, que o circuito Arena Multiparques, localizado no km 30, em Viana, vai acolher no sábado e no domingo, a partir das 10h00. O piloto do Team Mercenários conta com a concorrência directa de Miguel Ângelo, Victor Barros e Marcos Fonseca.

A atravessar um momento excelente de forma desportiva, Hélder Coelho obteve boa classificação na segunda jornada do Campeonato Nacional de Velocidades, na categoria EVO 600, disputada no domingo, no circuito de Belas. Com um estilo agradável ao público, Vuty terminou a prova com o segundo melhor tempo.No intuito de solidificar a liderança no Campeonato Provincial de Supermoto, Hélder Coelho esmera-se no aprimoramento da condição física e técnica, quando faltam quatro provas para o final da competição.

Com 100 pontos, no topo da tabela de classificação, Hélder Coelho reconhece que a manutenção da liderança não se afigura uma tarefa fácil. O piloto do Team Mercenários está atento à progressão dos pilotos da nova geração. Face à evolução dos adversários, os técnicos do Team Mercenários procuram criar as melhores condições técnicas da motorizada. O trabalho aturado estende-se à preparação física para elevar os níveis de concentração.

Numa fase em que a competição atinge o clímax, os jogos de bastidores revelam-se como estratégias fatais. Os concorrentes utilizam argumentos para afectarem o estado psicológico dos mais promissores. Para sentir-se mais confortável e suportar a pressão dentro e fora dos circuitos, Hélder Coelho conta com o apoio e parceria de Victor Barros, o seu colega de equipa.

Apesar do resultado na categoria EVO 600 não ter sido o esperado, Vuty olha para o futuro com muito optimismo e assente na convicção de que uma preparação aturada, na segunda etapa do calendário, representa a garantia de terminar a época, no lugar mais alto do pódio, de todas as competições em que se está envolvido."Estamos a fazer provas interessantes, pois os meus adversários não permitem que fiquemos descansados. Cada um de nós, está imbuído no espírito de vitória, de modo que só com trabalho e dedicação é que este desejo pode ser uma realidade", disse o piloto.

NACIONAL
A direcção da Cayatte, promotora do Campeonato de Supermoto, garantiu as condições técnicas e administrativas para que as equipas efectuem as sessões de treinos livres. A direcção da Federação Angolana de Desportos Motorizados trabalha em sintonia com a Associação com vista a terceira jornada do Campeonato Nacional de Supermoto 250cc, a ter lugar nos dias 16 e 17 de Julho, na província de Benguela.

PRÓXIMA CORRIDA
Ângelo e Barros almejam desempate


O despique entre o piloto individual, Miguel Ângelo, e o corredor do Team Mercenários, Victor Barros, vai centralizar as atenções da terceira jornada do Campeonato Provincial de Supermoto, a decorrer no domingo, na Arena Multiparques. Os dois adversários estão empatados, na tabela classificativa, com 56 pontos cada.

As exibições dos dois pilotos, na presente época, realçam a potencialidade de atingirem o topo na final da competição. O equilíbrio evidenciado dá a conotação de adversários directos de Hélder Coelho "Vuty". Porém, para atingir o troféu muita aceleração deve ser feita, a começar já nesta prova. O piloto do Team Mercenários remete os dois adversários na condição de "gladiadores," em busca da segunda melhor pontuação. Vuty está com larga vantagem sobre os dois.

Miguel Ângelo teve um início demolidor ao ocupar o segundo lugar do pódio, das duas provas iniciais, mas não foi capaz de dar seguimento ao andamento nas duas últimas. Victor Barros e Marcos Fonseca impuseram-se com autoridade.Questões técnicas ditaram o abrandamento de Miguel Ângelo. Nas duas últimas jornadas, somou  cinco e 11 pontos.

O piloto trabalha com afinco e acredita que a subida para a segunda posição da tabela classificativa "é uma questão de dias", desde que mantenha o ritmo de preparação.Victor Barros vem de uma vitória na segunda jornada do Campeonato Nacional de Velocidades, e está galvanizado a repetir a proeza naSupermoto. O piloto do Team Mercenários prefere manter a serenidade."Tudo depende do trabalho, que os integrantes da minha equipa estão a projectar", disse.
                                
NACIONAL
Benguela prepara
a quarta jornada


Uma equipa de especialistas da Cayatte Motorsport desloca-se, em breve, à província de Benguela, para reunir com os membros da Associação Provincial de Desportos Motorizados, com vista a projecção da realização da quarta jornada do Campeonato Nacional de Supermoto 250cc, que aquela província vai acolher nos dias 16 e 17 de Julho. A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos, por Sandro Carvalho.

O director da Cayatte informou que a direcção da instituição, vai aproveitar a vinda a Luanda de alguns pilotos e responsáveis de equipas residentes noutras províncias, no âmbito da terceira jornada do Campeonato Provincial, agendada para o fim-de-semana, para abordar algumas questões administrativas.

O piloto e dirigente desportivo mostrou-se satisfeito, pela entrega das equipas e pilotos individuais, na competição. Actualmente, reúne um elevado número de concorrentes registados no país. Em seu entender, serve para aferir as potencialidades de Angola, na massificação do motociclismo.

Sandro Carvalho reconhece, que a escassez de recursos financeiros dificulta o trabalho das equipas e pilotos na aquisição de equipamentos e de peças sobressalentes, a partir do exterior do país. Contudo, sente-se reconfortado porque a situação não pôs em causa, o normal desenrolar das competições.

O vencedor do Campeonato Português de Velocidades Promoto 100, em 2009, está certo de que uma vez ultrapassada a actual conjuntura económica, o campeonato possa tornar-se mais competitivo, com a inserção de outros pilotos talentosos, que condicionaram as carreiras por falta de condições.

"Benguela é das províncias, que sempre acolheu as provas, com alto nível organizativo. Em sintonia com as autoridades, a Associação local sempre cumpriu com os pressupostos para o sucesso desejado, sem esquecer o calor do público amante do motociclismo. Desta forma, estamos certos que vamos ter uma grande prova do Nacional de Supermoto", vaticinou Sandro Carvalho. 

ESTREANTES
Tady e Zé Cazenga procuram afirmação


Djamil Madaleno "Tady" está confiante na obtenção de um resultado, que o catapulte aos lugares cimeiros da tabela classificativa do Campeonato Provincial de Supermoto, quando entrar no domingo  para o circuito Arena Multiparques, para a disputa da terceira jornada.A ocupar a quinta posição, o piloto do Team Mercenários teve um início de época titubeante. Contraiu uma fractura na clavícula, que o impossibilitou de estar presente na segunda jornada. Voltou a dar um ar da sua graça, depois dos médicos especialistas terem decretado aptidão para as competições. Desde então, tem logrado melhorias significativas na classificação resultante de exibições vistosas.

Com 35 pontos na classificação geral, Tady Madaleno deve passar por Marcos Fonseca (quarto, com 53 pontos), mas não pode descurar Zeferino Fernandes, sexto classificado com 32 pontos. Este último, foi destaque na jornada transacta, e está a ser encarado como um dos mais promissores da categoria. A experiência que carrega do motocross, competição em que colecciona vários troféus, deu-lhe endurance.

Tady Madaleno foi um dos pilotos com elevado prestígio no motocross, mostra-se firme quanto ao desejo de ombrear com Hélder Coelho "Vuty", considerado o principal alvo a bater na competição. Tady reconhece a necessidade de dar passos seguros, e respeito a todos adversários."Os resultados obtidos da jornada passada são muito encorajadores. Tanto é, que na quinta posição, nesta fase do campeonato, ainda  se acredita na conquista do título. Não é algo fácil, mas nada é impossível", augurou Tady Madaleno.Estão inseridos no campeonato de Supermoto 19 pilotos, em que se destacam: Adilson Vieira, Rui Afonso, Sandro Carvalho, Jerre Carvalho, Fábio Santos, Rui Faria, David Rabelo, Alex Almeida, Ananias Gonçalves, Miguel Carneiro, Diogo Rebelo, Francisco Dumbo e Adam Mahrok.