Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Walende intensifica a preparao

08 de Julho, 2018

Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 21 a 28 do corrente

Fotografia: Dr

Em condições péssimas de trabalho, a corredora huilana Francisca Walende intensifica o aprimoramento dos aspectos de velocidade e técnica de corrida a poucos dias do arranque dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 21 a 28 do corrente, em São Tomé e Príncipe. A descoberta no projecto de massificação de atletismo Okuhateka vai competir nas provas de 400 e 800 metros juvenis.
Até a deslocação a Luanda, constam também do programa de preparação os exercícios de força e intensidade. A menina do município de Caconda (236 quilómetros a Norte da cidade do Lubango) mantém a esperança de conquistar medalhas para o país.
Ana Isabel, mentora e proprietária do Projecto Okuhateka, manifestou a satisfação pela chamada da atleta à selecção nacional. A antiga fundista disse que a convocatória \"é fruto de grande trabalho\".
\"Os dirigentes do projecto e a imprensa estão satisfeitos. A presença da atleta de um dos municípios locais é uma vitória para todos os habitantes da província da Huíla. Walende faz marcas excelentes que poderão encantar o país inteiro; tem talento de sobra para obter resultados bons. Vamos continuar a lapidá-la\", justificou.
Na qualidade de treinadora dos escalões de formação, Ana Isabel disse que uma criança não tem uma especialidade fixa.
“As crianças que despontam não têm especialidade e quem treina comigo deve ser polivalente\", disse.
 As marcas pessoais da Francisca Walende nos 400 e 800 metros são satisfatórias para quem treina em pista com péssimas condições. Nos 400 metros, Francisca Walende tem o registo de 55min, nos 800 metros, estabeleceu a marca de 2min02s; nos 1.500 metros, o tempo está fixado em 4min56s, enquanto nos 3.000 metros o tempo é de 10min19s.
\"Em boa pista, a tendência é estabelecer recorde nacional na categoria de juvenil feminino”, esclareceu.
Ana Isabel disse que o recorde dos juvenis caiu no campeonato decorrido em Luanda. Os 4min56s na prova de 1.500 metros é a nova marca nacional. A marca anterior era de 5min.
Ana Isabel pede à Federação Angolana de Atletismo a divulgar as marcas oficiais obtidas em Angola.
\"Nós, os treinadores, sabemos quais são os recordes nacionais dos juvenis, juniores e seniores”, lembrou.
A par da Francisca Walende, ultimam preparação nas terras altas da Chela com objectivo de representar o país nos Jogos da CPLP os corredores Arão Tomás Tchivela, Gabriel Camati (Interclube da Huíla), Saltiano Faria e Cristina Vieira (Clube da Assessoria Desportiva Jamba Sport).
         GAUDÊNCIO HAMELAY | NO LUBANGO