Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Walter Lobo anuncia lanamento do projecto "Defende-te"

Rosa Napoleo - 04 de Março, 2019

Walter Lobo, coordenador do projecto disse em declaraes ao Jornal dos Desportos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O campeão mundial de jiu-jitsu brasileiro Walter Faustino \"Lobão\",  anunciou para este mês o lançamento do projecto de auto defesa pessoal denominado \"Defende-te\". 
O projecto que surge com objectivos de ajudar as mulheres a defenderem-se dos malfeitores a que são muitas vezes vítimas, vai comportar aulas semanais no estúdio, aulas em locais públicos dentro e fora das localidades, assim como em empresas.
A missão do programa \"Defende-te\", é trabalhar com as entidades públicas e privadas que de forma directa ou indirecta desenvolvam trabalhos que visem proteger as mulheres. Vamos expandir o programa a todo o território nacional.
Walter Lobão, coordenador do projecto disse em declarações ao Jornal dos Desportos, que a ideia partiu dos muitos pedidos por parte das mulheres que já sofreram algum tipo de agressão.
\"Temo visto e ouvido o grito daqueles que sofrem agressões, principalmente  as mulheres. Este mal tem vido não somente no seio familiar como na própria sociedade. Portanto decidimos dar algumas soluções para este problema, ensinando a elas as técnicas de auto defesa\", aclarou.
O treinador menciona o problema dos crimes graves e assaltos que tem aumentado substancialmente. \"A questão dos assaltos, roubos em residências e outros males também nos fez reflectir. As mulheres por vezes sentem-se incapazes perante uma ameaça a sua integridade pessoal ou material, elas devem aprender a tomar medidas de neutralização, imobilização ou fuga, foi por todos estes motivos que criamos o defende-te\".
O instrutor de jiu-jitsu referiu ter o exemplo das senhoras que integram o jiu-jitsu brasileiro. \"Temos na nossa instituição e clubes mulheres que são verdadeiras guerreiras e tem levado o nome de Angola além fronteira. Queremos ajudar o esforço nacional no combate e prevenção da violência contra a mulher\".
Walter Lobão director da academia Matilha BJJ, já ostentou durante épocas o título de campeão mundial na sua categoria, é professor da modalidade e mentor de vários projectos sociais como o Cuida + que surgiu no mercado nacional como a mais nova geração de farmácias, estéticas, óptica e perfumaria e promove ainda corridas.