Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Williams actualiza aerodinâmica

01 de Outubro, 2014

Equipa do brasileiro Felipe Massa está apostada em estar à frente do carro vermelho de Miranello no mundial de construtores

Fotografia: AFP

A Williams vai apresentar no próximo fim de semana no GP do Japão, mais uma actualização aerodinâmica no modelo FW36, de 2014. O bom desempenho da equipa nessa área, em boa parte das últimas corridas do ano, garante optimismo dentro da equipa britânica e também, para o desafio na pista de Suzuka, cuja principal característica são as curvas de alta velocidade.

O principal objectivo da Williams é continuar em terceira posição no Mundial de Construtores e à frente da Ferrari. Actualmente, os ingleses têm nove pontos de vantagem sobre os italianos. A etapa japonesa está marcada para domingo, dia 5, a partir das 7h00 (horário de Angola).

A administração dos pneus melhorou muito nas últimas etapas e isso, gera confiança para os pilotos, de acordo com Rob Smedley, chefe de performance da Williams.
“Realmente, estamos em alta com relação a poupar os pneus. A administração no Grande Prémio de Singapura ajudou-nos muito”, disse o engenheiro.
Rob Smedley assegurou que estão bem preparados para a corrida no Japão e na Rússia vão estar em boa situação.
“Vamos para as pistas que precisam de muita potência e sensibilidade aerodinâmica. Por isso, estamos optimistas”, frisou.

HAMILTON E ROSBERG

Nem Lewis Hamilton e nem Nico Rosberg têm bons resultados na pista de Suzuka, palco da 15ª etapa da Fórmula 1, época'2014. O inglês e o alemão são os líderes do campeonato mundial e principais candidatos ao título, quando faltam cinco etapas finais do Mundial. Lewis Hamilton soma 241 pontos ganhos contra 238 de Nico Rosberg.
Lewis Hamilton tem sete participações no GP do Japão. O inglês largou na pole position em 2007 e venceu a prova, mas a etapa aconteceu no circuito Monte Fuji. Nas suas actuações na pista de Suzuka, Lewis Hamilton obteve um terceiro lugar em 2009 e depois ficou longe do pódio, com três quinta posições consecutivas e um abandono no ano passado.

O desempenho de Nico Rosberg é menos animador. Em oito participações, o alemão obteve um quinto lugar em 2009 como melhor resultado. Além disso, foram três abandonos, dois décimos lugares, um 11º e a oitava posição final na corrida realizada na época de 2013. Nico Rosberg correu no Japão por duas equipas diferentes: Williams e Mercedes.


FERRARI
Contrato de Alonso
está a ser analisado


A possibilidade de uma não renovação de Fernando Alonso com a Ferrari já não é descartada pela direcção da equipa italiana. O novo presidente da equipa vermelha, Sergio Marchionne, avisou que a questão da renovação do contrato do espanhol está a ser discutida, mas que por enquanto não está a importar-se com isso.
De acordo com o mandatário, é o chefe da Ferrari, Marco Mattiacci, quem está a cuidar desta situação, mas planeia conversar com Alonso depois do dia 13 de Outubro. Marchionne também confirmou um problema de indefinição dos pilotos ferraristas.
"Confirmo isso, mas a decisão também depende dos pilotos e do que eles querem", explicou o presidente em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport.
Antes, quando Luca Di Montezemolo era o nome mais forte, a Ferrari deixava claro que o espanhol manter-se-ia no carro vermelho até o fim de 2015, quando o seu contrato termina.


RED BULL
Daniel e Vettel
são bons amigos


O australiano Daniel Ricciardo garante que o relacionamento com Sebastian Vettel mantém-se sem nenhum tipo de problema, apesar do facto de o australiano ter vencido três provas em 2014, contra nenhuma do tetracampeão mundial, de acordo com declarações dadas ao programa da TV australiana Sunday Night.
Ricciardo aparece na terceira posição do mundial de pilotos, com 60 pontos de atraso para o líder do campeonato, Lewis Hamilton (Mercedes) e tem 57 de vantagem para Vettel.
“Nós estamos num ponto em que venci três corridas e Sebastian nenhuma, mas ele age da mesma forma comigo. Não teve mudança”, falou.
Ricciardo assegurou que conversam tranquilamente sobre o carro e outras coisa. "Conta-me como o carro dele está e tudo mais. Para uma relação dentro da equipa, entre companheiros, é tão bom quanto possível”, comentou.