Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

World Tour

12 de Dezembro, 2013

World Tour no próximo ano

Fotografia: AFP

A União Ciclista Internacional (UCI) já escolheu as equipas que vão disputar o World Tour no próximo ano. O número baixou de 19 para 18 formações. A grande novidade é a francesa Europcar. Também a Trek vai fazer a sua estreia, aproveitando a licença da RadioShack. Sairam da lista a Euskaltel e a Vacansoleil. O português Rui Costa vai correr pela italiana Lampre-Merida.

RECONHECIMENTO
Rainha Isabel II condecora Wiggins


O ciclista britânico Bradley Wiggins, vencedor da Volta a França em 2012, e do contra- relógio dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, foi condecorado esta terça-feira pela rainha Isabel II de Inglaterra, pelos seus feitos desportivos.

Numa cerimónia realizada no palácio de Buckingham, Wiggins, de 33 anos, recebeu o título de «Cavaleiro do Império», pelo que é agora conhecido como «Sir».

O ciclista britânico afirmou ter recebido «uma honra incrível», por «um feito inferior» de ganhar uma corrida de bicicletas. «Honestamente, eu ainda estou a tremer. Estou feliz que tenha acabado. A rainha perguntou-me o que estava a fazer agora e disse-me que no verão passado fui incrível», frisou o atleta, depois de confessar sentir-se desconfortável nestas situações, onde se homenageiam pessoas por feitos «históricos, como as descobertas científicas».

Em 2012, Bradley Wiggins, que possuí no seu currículo sete medalhas olímpicas (quatro de ouro), logrou tornar-se no primeiro britânico a vencer o «Tour».
No entanto, este ano foi relegado da posição de líder da equipa pelo seu antigo gregário e compatriota Christopher Froome (segundo classificado no «Tour» em 2012 e vencedor em 2013).

Na lista de condecorados de 2013, que homenageou em especial o trabalho dos protagonistas britânicos dos Jogos Olímpicos de Londres2012, foram também distinguidos o velejador Ben Ainslie, campeão mundial da classe finn, e a ciclista paralímpica Sarah Storey, que recebeu o título de «Lady».
Outros atletas, como a ciclista Victoria Pendleton, o corredor paralímpico David Weir e o atleta Mohamed Farah, campeão olímpico nos 10.000 e 5.000 metros, foram investidos «comandantes do império», um grau inferior ao de Wiggins.


CICLISMO
UCI escolhe equipas
para a prova mundial


A União Ciclista Internacional (UCI) já escolheu as equipas que vão disputar o World Tour no próximo ano. O número baixou de 19 para 18 formações. A grande novidade é a francesa Europcar. Também a Trek vai fazer a sua estreia, aproveitando a licença da RadioShack. Saíram da lista a Euskaltel e a Vacansoleil.
O português Rui Costa vai correr pela italiana Lampre-Merida.

Lista das dezoito formações seleccionadas: Movistar (Espanha), Ag2r, FDJ e Europcar (França), BMC, Garmin e Trek (EUA), Lampre-Merida e Cannondale (Itália), Belkin e Argos (Holanda), Omega-Quick Step e Lotto (Bélgica), Sky (Grã-Bretanha), Katusha (Rússia), Tinkoff-Saxo (Dinamarca), Astana (Cazaquistão) e Orica (Austrália).