Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Worley pode ser julgada pelo TAS

28 de Dezembro, 2015

Kristen Worley apresentou queixa ao tribunal de Ontário dos direitos do homem contra o COI por discriminação.

Fotografia: DR

O Comité Olímpico Internacional (COI), considerou que o caso apresentado pela ciclista transexual canadiana, Kristen Worley, deve ser julgado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e não pelo tribunal canadiano dos direitos do homem. Em Junho, Kristen Worley, que nasceu homem e  tornou-se mulher em 2001, apresentou uma queixa ao tribunal dos direitos do homem, de Ontário, acusando o COI de discriminação.

Na quarta-feira, o COI considerou que a justiça do Canadá não tem competência para julgar o caso, admite que se tal acontecer pode colocar em causa a independência do Movimento Olímpico. De acordo com  o síte de notícias CBC, o COI defendeu que os atletas devem apresentar eventuais queixas ao TAS,  órgão com jurisdição em termos desportivos. Kristen Worley acusa o COI de ter medidas discriminatórias, no que se refere à determinação de género, e à política antidoping.

CABO VERDE
O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), organiza na  segunda-feira, o “Workshop Alto Rendimento no Atletismo Olímpico e Paralímpico”, no espaço E-Fit, no Palmarejo no âmbito da Corrida de São Silvestre 2015, agendada para domingo.

Pretende-se com a iniciativa, aproveitar a presença dos atletas que estiverem envolvidos na Corrida de São Silvestre, organizada pelo Comité Paralímpico de Cabo Verde, que neste ano vai ter um percurso de 12 quilómetros, traz atletas de renome nacional e internacional nas vertentes olímpicas e paralímpicas, para se dar uma nova faceta à modalidade.

O evento realiza-se às 10:00 e vai contar com os oradores Ricardo Vinagre e Costa Pereira, referenciados pela organização como dois especialistas conhecidos no desporto. O Comité Olímpico é uma das parceiras do evento, que no culminar o ano de 2015,  reune vários atletas que se destacaram em provas nacionais e internacionais.