Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Xi ZiJinping e Infantino mantiveram encontro

15 de Junho, 2017

Na fase final da zona asiática de qualificação para o Mundial de 2018, a selecção chinesa encontra-se em sexto e último lugar do Grupo A.

Fotografia: AFP

O Presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se ontem com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, numa altura em que o país asiático pode candidatar-se a organizar um Campeonato do Mundo.

Xi e Infantino reuniram-se  no Grande Palácio do Povo, em Pequim. A China pode candidatar-se a organizar o Mundial de 2030, ou o de 2034, como parte de um plano lançado pelo Governo de Xi, para converter o país numa potência do futebol, à altura do estatuto alcançado já em outras modalidades.

No ano passado, Pequim anunciou um \"plano de reforma do futebol\" que prevê, entre outros pontos, a abertura de 20.000 escolas de futebol até 2020, e “mais de 30 milhões de estudantes do ensino primário e secundário a praticar com frequência a modalidade”.

O referido plano, aprovado pela Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, o organismo máximo chinês encarregado da planificação económica, estabelece como meta colocar a selecção chinesa entre “as melhores equipas do mundo até 2050”.

A única participação da China, num mundial, foi na edição 2002, disputada na Coreia do Sul e Japão. Na fase final da zona asiática de qualificação para o Mundial de 2018, a selecção chinesa encontra-se em sexto e último lugar do Grupo A.