Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Xiripiti desiste do Mundial

19 de Março, 2013

Equipa liderada por João Ribeiro confronta-se com problemas financeiros

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Xiripiti anunciou ontem, em Luanda, a sua desistência do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, previsto para o período de 24 a 28 de Abril, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica. A desistência foi oficializada por João Ribeiro, capitão da equipa que obteve a qualificação para o certame mundial de 2013, através da conquista do torneio organizado pelo Clube Naval da capital “VI concurso 24 Horas de Pesca de Luanda”, disputado em Janeiro do ano transacto.

João Ribeiro revelou que a desistência no campeonato do mundo de Quepos foi motivada pela falta do suporte financeiro para garantir a presença na totalidade dos integrantes da equipa.

“Tentamos todas as formas no sentido de angariar patrocínios. A nossa campanha não surtiu os efeitos desejados e perante o quadro não tivemos outra solução. É triste, esta é a realidade. Sem dinheiro não há Costa Rica”, lamentou.

O Campeonato do Mundo da Costa Rica é bastante dispendioso para uma formação que não tem apoio de ninguém.

“Parte dos integrantes da equipa têm possibilidades para suportar as suas despesas na Costa Rica. Os restantes nem a parte inicial têm”, disse.
João Ribeiro afirmou que a despesa de cada membro está estimada em 10 a 15 mil dólares norte-americanos e “é uma boa massa para uma colectividade que sobrevive da contribuição de cada membro da equipa”.

Face à desistência, o capitão do Xiripiti afirmou que as baterias estão projectadas para os compromissos nacionais.“Está à porta o IX Concurso do Lobito Big Game Fishing Tournament, de 24 a 28 do corrente, na baía do Lobito, província de Benguela, e as nossas atenções estão viradas para essa prova. Caso consigamos um outro apuramento para o Mundial de 2014, tentaremos marcar presença na prova”, ficou a promessa do comandante João Ribeiro.

Com a confirmação da retirada do Xiripiti, Angola vai marcar presença no Mundial de Costa Rica com o Team Delta (campeão nacional), Malembeiros, Terlicos, Lampas, Marlinheiros, Dragões, Tudo Fish, Team Release e Team Dourado (representante de Benguela).