Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Yane Oliveira prepara regresso

Helder Jeremias - 03 de Agosto, 2016

Yane Oliveira, as regresso as competições

Fotografia: Santos Pedro

O piloto ao serviço do Team Cawashi da Lunda Sul, Yane Oliveira "Busha", deu início ao primeiro micro ciclo preparatório tendo em vista o seu regresso as competições, marcado para dia 27 do presente, na disputa do Grande Prémio Zé Du,  com palco no circuito internacional Jorge Varela, pontuável para a sétima jornada do Campeonato Provincial  de Motocross de Luanda.

Ausente dos circuitos por um período de três meses para recuperar da lesão no pulso esquerdo  que contraiu na sequência de uma queda aparatosa na primeira manga da quarta jornada, o piloto está ciente de que o desejo de terminar a época numa posição confortável da tabela classificativa já não pode ser contemplado, por isso tem como prioridade ganhar rodagem para que em 2017 possa estar à altura dos grandes desafios.

Com cerca de 27 dias de antecedência da prova que marcará o seu regresso, Yane Oliveira "Busha" começa a fazer sessões de treinos virados para a vertente física, o que passa pelo trabalho de ginásio bem doseado, devendo na segunda quinzena do presente mês explorar melhor os aspectos técnicos no circuito Jorge Varela.

Com três títulos coleccionados na categoria dos 150cc, o piloto com maior palmarés no município de Viana fez uma estreia na maior categoria do Provincial em grande estilo, tendo vencido a primeira manga da jornada inaugural, disputada no dia 28 de Março no circuito do gamek, tendo se quedado no segundo lugar da manga a seguir, o que lhe possibilitou ficar na segunda posição do contexto geral.

Quando era de se esperar momentos de glória do jovem vianense nas provas subsequentes, o desgaste físico começou a se evidenciar com sistemáticas quedas que culminaram com o seu afastamento quando o corpo médico do hospital Josina Machel detectou uma fractura que levaria 90 dias para a total recuperação.

O director do Team Cawashi da Lunda Sul, Carlos Moreira é um homem satisfeito com a recuperação do piloto forjado na Escola de Motocross de Viana, tendo augurado uma presença condigna na fase derradeira da competição, não obstante a impossibilidade de cumprir com os objectivos preestabelecidos no início do ano.

"É uma grande alegria termo o nosso piloto recuperado da lesão que lhe impediu de dar seguimento ao trabalho que havíamos projectado. Nunca deixamos de acreditar que tudo não passava de um acidente de percurso, tal como qualquer um piloto desportista de alta competição pode experimentar. Vamos trabalhar para que nesta fase ele possa alcançar níveis satisfatórios, tendo em vista a próxima época", disse Carlos Moreira.