Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Yohan Blake corre em Doha

07 de Março, 2013

Velocista jamaicano confirma presença na primeira etapa da Liga

Fotografia: AFP

Actual campeão mundial dos 100 m e campeão da estafeta 4x100 m nas Olimpíadas, correndo pela selecção jamaicana, Yohan Blake está confirmado na lista de participantes da primeira etapa da Liga Diamante 2013, a ser disputada na cidade de Doha, no Qatar, a 10 de Maio.
Dahlan Jumaan Al Hamad, vice-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e presidente da Federação Catariana de Atletismo, demonstrou a sua satisfação com a presença de Blake na competição.

“Estamos de facto a planear dar as boas-vindas a Yohan (Blake) e ver o actual campeão mundial dos 100m competir no Hamad Bin Suhaim Stadium”, frisou. “A quarta temporada da Liga Diamante vai começar novamente em Doha e pretendemos ter uma lista de participantes de primeira linha. As condições aqui são excelentes e sabemos que os atletas gostam de competir no Qatar”, finalizou Al Hamad, que também é presidente do comité organizador da competição.

Com 23 anos, Yohan Blake ganhou a medalha de ouro na estafeta 4x100 m dos Jogos Olímpicos de Londres com tempo recorde e levou medalhas de prata nos 100 e 200 m. Ele é o nono jamaicano a competir na prova dos 100 m em Doha e pretende não se tornar apenas no terceiro velocista do seu país a vencer no Qatar, depois de Raymond Stewart em 1997 e Asafa Powell em 2010, mas também bater o recorde da competição, que é de 9s85, marca atingida em 2006 pelo nigeriano Olusoji Fasuba.

“Espero bater o recorde em Doha. É a primeira vez que vou competir lá. Ouvi falar sobre a pista rápida do local e espero bater o recorde. Sempre quero surpreender os espectadores, onde quer que vá”, disse. “Sou o segundo homem mais rápido do mundo no momento e a minha ambição é ser o melhor. Tenho de trabalhar muito para isso, mas tudo é possível”, finalizou.

Nas últimas temporada, Yohan Blake correu mais rápido do que a marca de Fusuba em sete oportunidades e a sua melhor marca pessoal é de 9s69, tempo que o iguala a Tyson Gay no segundo lugar de todos os tempos na prova dos 100 m. Ele também é rápido nos 200 m, tendo anotado 19s26 como melhor marca pessoal, segundo melhor tempo da história.