Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Zembula conquista ouro no Cabo

Rosa Napoleão - 12 de Junho, 2015

Hélio Zembula, conquistou a terceira vitória nas provas de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

Fotografia: Jornal dos Desportos

O internacional angolano, Hélio Zembula, conquistou a terceira vitória nas provas de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, ao alcançar a medalha de ouro da categoria dos -66 kg, no Open de Cape Town, que terminou recentemente na África do Sul.

O atleta a serviço do Kabuscorp Sport Judo Angola, começou bem a prova ao vencer no primeiro combate o adversário da Namíbia, por Ippon. No segundo assalto o representante angolano despachou  o atleta da Zâmbia, por imobilização.  No combate da grande final Hélio Zembula teve de recorrer à experiência para conseguir derrotar o  representante da Suazilândia.

Com esta vitória o atleta angolano garante a qualificação para os Jogos da Juventude a decorrer em Novembro, na Austrália, Sidney, assim como para a Taça Nelson Mandela, em Julho, na África do Sul.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o judoca angolano disse não ter enfrentado grandes dificuldades para alcançar o ouro. "Eu trabalhei para este objectivo, estava nos meus planos alcançar o ouro. Consegui ultrapassar as barreiras e derrotá-los, porque tenho o sonho de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro", disse.

Hélio Zembula disse que o estágio pré-competitivo que frequentou durante trinta dias em Cape Town contribuiu bastante para a medalha de ouro. "Felizmente tive a oportunidade de me preparar bem no estágio lá na África do Sul, isso facilitou-me o acesso as vitórias", disse.

O empenho do internacional angolano valeu elogios da comissão organizadora do evento que atribuiu uma distinção de melhor atleta da sua categoria. O atleta recebeu o quadro de distinção das mãos do embaixador angolano na África do Sul. 

Para a qualificação ao Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o atleta deverá ainda competir a uma série de provas que terminam em Novembro. Neste momento o atleta tem já agendado a saída para o estágio no Mato Grosso, Brasil, onde deverá cumprir a preparação para os Jogos Africanos, agendados para Setembro, no Congo Brazaville.