Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Zembula obtém medalha de prata

Rosa Napoleão - 16 de Outubro, 2013

Zembula obtém medalha de prata

Fotografia: Jornal dos Desportos

O judoca Hélio Maiombe Zembula, do Kabuscorp Sport Judo Angola, arrecadou a medalha de prata (2º lugar) no recém-terminado Open Universitário, que decorreu na África do Sul. Esta é a primeira vez na história da modalidade, que um atleta angolano atinge a classificação, nesta prova.

A Federação Angolana de Judo efectuou a inscrição do atleta para a competição, mas as despesas foram custeadas pelo seu clube.

O atleta, que competiu individualmente, trabalha temporariamente nas instalações do Clube Desportivo da Banca, pelo facto da sua equipa estar sem recinto.

“Foi difícil conseguir este feito. Os adversários são fortes e tive imensas dificuldades. Felizmente competi com classe. Coloquei em prática todas as instruções que me foram dadas pelo técnico Mestre Sousa e nas meias-finais, por exemplo, consegui derrotar o atleta do Gana por ipon (finalização máxima). Infelizmente na final, o atleta do Congo foi mais ágil e conseguiu derrotar-me”, disse.

Falta de atenção
Hélio Zembula regressou ontem ao país e reclamou falta de atenção das entidades desportivas, que para ele pouco tem feito para estimular os atletas.

“Penso que devíamos ter mais atenção, por parte do Ministério da Juventude e Desportos. Nós lutamos bastante para sairmos em competições individuais e não temos recompensas. Por exemplo, no ano passado fui campeão africano da prova universitária, que decorreu no Gana, participei na competição por meios próprios e quando regressei ao país com a medalha de ouro, nem sequer fui recebido. Foi uma conquista boa que elevou o nome da nação, mas não vi nada”, lamentou.

O representante angolano nas provas universitárias tem também participações em Campeonatos do Mundo que decorreu este ano, no Rio de Janeiro, e no campeonato africano universitário, em Porto Elizabeth, onde ficou na quinta posição. O atleta prepara-se para competir em Dezembro na Taça Mandela, em Pretória, África do Sul, em representação do seu clube.

Hélio integra também o grupo de atletas que vai competir pela Selecção Nacional no mundial de judo, agendado para Novembro nas Ilhas Maurícias.           
    Rosa Napoleão