Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Zona Sul falha campeonato nacional

Álvaro Alexandre - 01 de Abril, 2016

O Campeonato Nacional de Pesca Desportiva do Alto Mar arranca hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Campeonato Nacional de Pesca Desportiva do Alto Mar arranca hoje, às 7h00, em Luanda, com a ausência das formações da região Sul de Angola. A desistência dos representantes de Benguela, Huíla e Namibe foi anunciada ontem, em Luanda, pelo secretário-geral da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD), Alfredo Vidinhas.

O responsável da FAPD disse que estão confirmadas apenas as formações da capital do país.

"Todas as equipas da região Sul apresentaram a mesma razão. Alegaram que estão indisponíveis para participar do campeonato nacional absoluto de Luanda. A crise financeira e económica, que o país está a viver, foi o escape comum encontrado para justificar as desistências", disse.

O secretário-geral da Federação Angolana acrescentou que "os elevados custos com o combustível, hospedagem e transporte das embarcações provocaram o desinteresse dos pescadores de Benguela, Huíla e Namibe".

 As formações mais destacadas da Zona Sul são o Team Dourado, Chicucuma, Bravos da Baía,  9Knots HR Team, INAR TTB, Só Pra Contrariar, Elephants Fishing Team e Feras do Bába.

As equipas da região Sul não vão ser as únicas ausentes da competição nacional. Alfredo Vidinhas assegurou que o Team Fish Fishing "continua a ser tão faltoso nas provas oficiais".

"A equipa carrega a responsabilidade de detentor do título nacional e de campeão mundial. Não sabemos as razões da ausência, mas não pode sumir desta maneira", disse o dirigente que deseja o regresso do Team Fish Fishing para breve à competição.

A Federação Angolana de Pesca Desportiva e o Clube Náutico da Ilha de Luanda vão organizar duas competições em simultâneo. As provas vão decorrer de hoje até a próxima segunda-feira. A FAPD aproveita os quatro dias para organizar o Campeonato Nacional e o CNIL faz disputar o X Blue Marlin Race, o sétimo concurso do Campeonato de Pesca Desportiva de Alto Mar da Zona Norte. Entre os confirmados para as duas provas estão o Team Náutico, Tubarões Fishing Team, Xiripiti, Doce Vela, Dragões, Team Kuxica e Marmeladas.