Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola tenta primeira vitória

Silva Cacuti - 14 de Abril, 2017

A equipa nacional busca a primeira vitória na 47ª edição da Taça das Nações

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa nacional busca a primeira vitória na 47ª edição da Taça das Nações, mas o seleccionador Fernando Fallé também busca a primeira vitória em jogos oficiais no seu retorno à selecção.

É uma ambição realizável. Embora nos últimos mundiais, 2013 e 2015, o Chile tenha conseguido estar entre as oito melhores selecções mundiais, é um adversário do nível do conjunto angolano.

No último confronto entre os dois conjuntos houve um empate a um golo no tempo regulamentar. Os chilenos venceram aos penalties por 2-0. O jogo disputou-se no pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda, no campeonato mundial de 2013.

Angolanos e chilenos perderam na ronda inaugural da Taça das Nações. Enquanto os sul-americanos foram goleados, 9-1, por Portugal, os africanos sucumbiram aos pés da Espanha por 1-4.

No jogo diante dos espanhóis, a selecção nacional começou destemida e jogou \"olho no olho\". A Espanha marcou logo ao primeiro minuto, mas Nery desfez a vantagem no minuto seguinte. De seguida, a partida ganhou a toada de equilíbrio com as equipas a procurarem, com esforço, desfazer o empate.

Mais rodados, os espanhóis começaram a agigantar-se no final do primeiro tempo. Aos 22 minutos, desfizeram a igualdade, resultado que levou as duas equipas ao intervalo.

No reatamento, a Espanha confirmou o maior entrosamento e melhor condição física das suas unidades. Marcou outros dois golos a Francisco Veludo, guarda-redes angolano.

Angola saiu com Francisco Veludo, André Centeno, Anderson Silva, Ailton Barros e Joao Pinto. Jogaram ainda Adilson Diogo, Márcio Fernandes e Agostinho Argentino.

Os espanhóis orientados por Quim Pauls jogaram com Malián, Bargalló, Lamas, Torner e Cristian Rodríguez. Marín, Alabart e Roca foram suplentes utilizados.