Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola valorizada em Montreux

Silva Cacuti - 13 de Abril, 2017

Presidente do comité organizador Mathieu Quartier enaltece a claque angolana

Fotografia: Jose Cola| Edições Novembro

A Selecção Nacional de hóquei em patins tem correspondido com as expectativas do Comité organizador da Taça das Nações, uma das mais antigas e prestigiadas competições da patinagem no mundo, segundo Mathieu Quartier, presidente do comité organizador.

Falando em exclusivo ao Jornal dos Desportos sobre o impacto das presenças angolanas no torneio, onde tem sido o único representante africano, Mathieu destacou a competitividade que Angola leva ao torneio, aliada à festa dos adeptos angolanos no pavilhão Pierrier, palco habitual do torneio.

\"Sim, certamente, Angola sempre vem com uma equipa muito competitiva e os seus fãs sempre colocam um excelente ambiente em Montreux\", disse.
O organizador do também conhecido \"Torneio da Páscoa\" revelou os critérios de que a organização se serve para escolher os convidados.

\"A primeira dimensão é o ranking mundial. A selecção de Angola tem estado bem nos campeonatos mundiais e isto conta muito para nós. O segundo critério é a distribuição geográfica. Vindo de África, a vossa selecção dá uma percepção mais abrangente do torneio. São estes dois critérios fundamentais que Angola cumpre plenamente\", justificou.

Por outro lado, o responsável do Montreux HC considera que \"a equipa de Angola é sempre muito comprometida com jogadores que têm grandes qualidades físicas e técnicas\". \"E nós também amamos os seus adeptos pela atmosfera que trazem\", disse.Mathieu Quartier considera que não há muitos países no mundo em que se joga hóquei em patins com paixão como em Angola. É um pais que produz grandes talentos e alguns chegam a jogar e ser referências em equipas europeias.

A Selecção Nacional defronta hoje a similar de Portugal (detentor do título da competição) em partida pontuável para a segunda jornada do grupo A da fase preliminar da 67ª edição do Torneio da Páscoa e fecha a fase preliminar amanhã diante do Chile.

Ontem, a equipa comandada por Fernando Fallé defrontou a Espanha na abertura do grupo.O conjunto angolano joga de forma ininterrupta a Taça das Nações desde 2007. Em 2009, 2011 e 2015 obteve a quarta posição do torneio. Em 2013, conseguiu o terceiro lugar, a melhor classificação de sempre.