Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletas para Maputo chamados na quarta-feira

Silva Cacuti - 08 de Outubro, 2018

Fernando Fall vai anunciar convocados para Africano nesta quarta-feira

Fotografia: Jos Cola|Edies Novembro

Uma das surpresas, entre os eleitos de Fernando Fallé, para a disputa do Campeonato do Mundo de Nanging em 2017, é Agostinho Argentino \"Tino\", avançado da Académica de Luanda, a ausência notável no grupo que vai disputar o Campeonato Africano de Maputo, Moçambique, de 9 a 11 de Novembro. A convocatória vai ser anunciada, em conferência de imprensa, na quarta-feira.
O jogador não tem sido opção do treinador no clube, e é pouco provável que Fallé o deseja para a missão Maputo. Tino denota quebra de ritmo.
Outra provável ausência, na convocatória, segundo uma fonte próxima, é a do veterano João Vieira Pinto \"Johe\".
Márcio Fernandes e Walter Bernardo, ambos jogadores da Académica, que deram nas vistas durante a Taça de Angola, que ajudaram a equipa a conquistar, podem ser as opções para as vagas.
Francisco Veludo, André Centeno, Adilson Diogo, Martin Payero, Neri, Big, João Pinto, Estevão Dala, podem completar os 10 atletas com quem Fernando Fallé vai trabalhar. João Pinto \"Mustang\", Centeno e Francisco Veludo evoluem em Portugal. O hoquista Big actua no Noia, da Ok Liga de Espanha.
O Campeonato Africano de Maputo é a única \"janela\" africana para a disputa do mundial do próximo ano, em Barcelona, Espanha.
Angola, África do Sul, Egipto e Moçambique são as equipas que vão dar corpo ao \"africano\".  A prova de Maputo, zona africana, apura duas selecções, Moçambique e Angola são candidatas.
É a primeira vez na história da modalidade, que as selecções são sujeitas a eliminatória, para estarem presentes num mundial. O mesmo sistema vai ser usado em todas outras zonas continentais (Europa, América e Ásia).