Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cohoquei arruma a casa antes da visita do CIRH

Silva Cacuiti - 24 de Junho, 2013

Reunião dos membros do Cohoquei hoje no Estádio Nacional 11 de Novembro antecede visita de inspecção dos membros do CIRH

Fotografia: Jornal dos Desportos

O comité organizador do campeonato mundial de hóquei em patins (Cohoquei) reúne-se hoje, às 10H00, numa das salas de conferências do Estádio Nacional 11 de Novembro para passar em revista todas as acções desenvolvidas no âmbito da preparação da prova. A reunião, que vai ser presidida por Gonçalves Muandumba, coordenador do Cohoquei, antecede à visita de inspecção do Comité Internacional de Rink Hockey que se realiza a partir de amanhã.

Na reunião de hoje, vão ser alvo de análise as obras que decorrem nas cidades sedes, Luanda e Namibe. Na capital do país, a construtora Omatapalo, que ergue o pavilhão, pode apresentar uma surpresa agradável, em função dos avanços que a obra apresenta. No Namibe a expectativa é de que o andamento dos trabalhos finais nas unidades hoteleiras convença os inspectores que a cidade pode estar apta para acolher duas séries.

A questão da segurança, alojamentos, logística, publicidade e marketing, são outros assuntos que merecerão da reunião do Cohoquei a devida atenção.
Os participantes vão efectuar uma visita guiada às obras do pavilhão que está a ser erguido nas imediações do estádio 11 de Novembro.

Aquando da primeira visita de inspecção às condições que o país oferece para albergar a prova mundial, em Fevereiro, os inspectores do CIRH ficaram reticentes em relação à cidade do Namibe e deixaram recomendações, principalmente relacionadas com o aumento da capacidade hoteleira.
O Mundial vai ser disputado por 16 equipas subdivididas em quatro grupos.

A Espanha, campeã mundial é cabeça de série do grupo A, ao lado do Brasil, Suíça e Áustria. No grupo B figuram as equipas da Argentina, França, Alemanha e Inglaterra. Angola, país que acolhe a prova pela primeira vez, vai jogar a primeira fase inserida no grupo C, conjuntamente com o Chile, África do Sul e Portugal. Moçambique, que foi a sensação do Campeonato do Mundo de 2011, ao classificar-se na quarta posição, vai encabeçar o grupo D, que integra também a Itália, Colômbia e EUA.


INSPECÇÃO
Associação do Namibe
espera por boa vontade


O presidente da Associação Provincial de Patinagem do Namibe, Zeferino Guto, disse ontem que a cidade do Namibe está pronta para a inspecção do Comité Internacional de Rink Hockey (Cirh) prevista para 25 do corrente. O responsável diz que, pelo estado avançado das obras nos hotéis e no pavilhão, associado à nova imagem que a cidade vai tendo, o CIRH acabará por aceitar a disputa de duas séries naquela cidade.

“A nossa expectativa é grande. Pensamos que a cidade do Namibe vai ser aprovada. O pavilhão está quase acabado, na ordem dos 90 por cento, ao nível dos hotéis há o compromisso do ministro da Hotelaria e Turismo de se entregar, pelo menos um hotel na primeira quinzena de Agosto. O outro poderá ser entregue em Setembro. Se houver boa vontade dos que vêm na inspecção, estamos confiantes”, disse.

Guto disse que espera-se nos próximos dias o início dos trabalhos de embelezamento da cidade, mas que ela já tem outro aspecto. O programa da comissão do CIRH na cidade do Namibe prevê uma visita à sede do Governo Provincial onde será recebida pelo governador provincial, Rui Falcão Pinto de Andrade, às 08H00, seguindo-se, depois, a visita às obras dos pavilhões e hotéis. Serão também visitadas algumas unidades hoteleiras que já funcionam na cidade. A cidade do Namibe deixou na concorrência outras que se ofereciam para acolher uma das fases da prova mundial.           SC