Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Comité reafirma empenho para Luanda e Namibe

Silva Cacuti - 03 de Maio, 2013

Carlos Alberto Jaime diz que os turistas regressam com Angola no coração

Fotografia: Jornal dos Desportos

Segundo Carlos Alberto Jaime “Calabeto”, coordenador da comissão executiva. O responsável falava à imprensa no final de mais uma reunião do comité organizador da prova, que decorreu ontem numa das salas do Estádio Nacional 11 de Novembro. “Enquanto estiverem todas as condições reunidas, o mundial está previsto para Luanda e Namibe”, garantiu.

Na reunião foram abordados aspectos relacionados com a deslocação e acomodação das delegações em Luanda e no Namibe. Sobre as condições que estão a ser criadas no país, do ponto de vista infra-estrutural, organizativo e desportivo, Calabeto disse que os pavilhões de Malange e do Namibe estão mais adiantados que o de Luanda.

“Penso que os pavilhões que estão mais adiantados são os de Malange e do Namibe, tendo em conta a sua dimensão, três mil lugares. O pavilhão de Luanda tem as suas complexidades, mas isso não periga todo o cronograma de trabalhos que foi estabelecido para a obra. Angola, pelo que já tem feito a nível de grandes eventos desportivos, julgo que é um grande êxito e todos os visitantes e turistas vão levar Angola no coração”, disse.

O ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, disse à saída da reunião que o país está a desenvolver esforços e a experiência que o país tem dá confiança numa boa realização da prova. “Queremos apelar para que a imprensa desportiva reforce a mobilização que está a fazer, apelar para que toda a gente nos vários sectores, hotéis, motoristas, voluntários, assistentes, se mobilizem; mostremos em primeiro lugar o nosso patriotismo, a nossa hospitalidade para que cada um no seu lugar ofereça um bom serviço e organização. Estamos certos de que há uma grande vontade de toda a Nação para que o evento se realize no nosso país e seja bem sucedido”, disse.

Durante a reunião foram apresentadas propostas para as cerimónias de sorteio, abertura e encerramento do campeonato do mundo. O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, debruçou-se sobre a prontidão da operadora aérea nacional, a TAAG, para assegurar a deslocação ao país das delegações que vêm de vários pontos do mundo e de Luanda para Namibe. Revelou que o Aeroporto do Namibe está a beneficiar de obras e anunciou que são feitas também melhorias no Aeroporto de Malange.


EVENTOS INTERNACIONAIS

Desempenho de Angola
promete resultado inédito


O desempenho e as classificações da Selecção Nacional de hóquei em patins nos torneios internacionais reforçam a convicção do vice-presidente do Benfica do Lubango quanto à obtenção de uma classificação inédita de Angola no 41º Campeonato do Mundo, a disputar-se no país em Setembro próximo, nas cidades de Luanda e do Namibe.

Jacques da Conceição considerou como indicadores para a obtenção de uma classificação inédita no mundial a conquista do Torneio Internacional das Vindimas, na cidade de Mendonza, Argentina, e do terceiro lugar no Torneio Internacional de Montreux, na Suíça.

Jacques da Conceição assegurou que a selecção evidenciou, nos dois torneios, altos níveis de maturidade competitiva diante das selecções fortes, as designadas “crónicas candidatas” à conquista dos principais torneios internacionais e campeonatos do mundo. O dirigente desportivo sustentou que os feitos alcançados nessas competições, nas quais defrontou França, Argentina, Espanha, Suíça, Alemanha e Portugal, provaram que Angola não vai ser um adversário fácil. BENIGNO NARCISO, NO LUBANGO