Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

poca abre hoje com a Supertaa

Silva Cacuti - 25 de Março, 2017

1 de Agosto e da Acadmica de Luanda o principal atractivo da abertura de poca desportiva da patinagem

Fotografia: Jornal dos Desportos

 As actividades começam pela manhã, às 9H00, na Galeria dos Desportos, com a realização de um encontro entre os presidentes das associações e a direcção da Federação Angolana de Patinagem (FAP).

Presidentes de todas as associações provinciais estão em Luanda para a reunião, que entre outros, vai abordar a planificação da época desportiva e a constituição da base de dados da FAP.

Às 14H00, segundo o programa anunciado, tem início o torneio de mini-hóquei. Até ontem eram desconhecidos os intervenientes no torneio.

Durante a cerimónia a ser aberta pelo torneio mini-hóquei está prevista a assinatura de um protocolo com o Cinfotec, à luz do qual os atletas que integrem as selecções nacionais poderão ter acesso a cursos profissionalizantes em regime de bolsa.

Vai também na ocasião ser feita a apresentação da base de dados informatizada da FAP. Além das inscrições e revalidação de atletas na base de dados da FAP poderão estar disponíveis mais dados sobre as carreiras dos atletas, treinadores e árbitros.

A criação de uma base de dados surge no cumprimento de uma promessa constante no programa de acção de Hirondino Garcia, eleito presidente de direcção da FAP pata o quadriénio 2017/2020.

COBIÇA
DA SUPERTAÇA


No auge da festa da abertura da época está o jogo de decisão da 13ª Supertaça João Garcia (16h00 no Pavilhão principal), para o qual nenhum dos contendores se assume favorito, mas ambos manifestaram ambição de ter o troféu.

De um lado o 1º de Agosto, de António Gaspar, quer inscrever-se como conquistador da prova, depois da saga que dura há duas épocas, na condição de detentor do título nacional. Os pupilos de gaspar, liderados pelo exímio avançado Nery, estão em prontidão. \"Queremos ganhar, é uma prova que ainda não conquistamos e vamos jogar ao limite para conquistar\", disse.

Nas lides dos académicos, Márcio Fernandes volta a fazer dupla com Geovety que será a grande atracção na equipa orientada por Jurandir Silva \"Didi\". \"Sabemos que vai ser um jogo de pré-época, ninguém se pode arrogar favoritismo, mas vamos jogar para manter um título que é nosso\", comentou Didi.

A Académica de Luanda busca mais uma conquista para igualar o Petro de Luanda que tem cinco conquistas da Supertaça, enquanto o 1º de Agosto, sob batuta do português António Gaspar, procura a conquista inédita.

A prova homenageia João Garcia, antigo dirigente federativo. Esteve durante doze anos à frente da Associação Provincial de Patinagem de Luanda (APPL).