Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fallé conta com atletas que evoluem no estrangeiro

Silva Cacuti - 18 de Março, 2017

Fernando Fallé, seleccionador nacional, para reforçar o grupo de 12 atletas convocados ontem

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os hoquistas Humberto Mendes \"Big\", que actua no Noia de Espanha, João Pinto e André Centeno, que jogam no Sporting de Portugal, além de Francisco Veludo, que joga pelo HC Braga de Portugal, podem ser as opções de Fernando Fallé, seleccionador nacional, para reforçar o grupo de 12 atletas convocados ontem. O trabalho de preparação visando a Taça das Nações de Montreux, Suíça, marcado para 12 a 16 de Abril, começam hoje.
O seleccionador nacional divulgou ontem a pré-convocatória da selecção nacional para a projecção da competição. Os 12 atletas convocados começam hoje os trabalhos no Dream Space até 31 do corrente. De 1 a 11 de Abril, a equipa cumpre estágio no Norte de Portugal.

A convocatória da selecção nacional representa, em parte, a resolução dos problemas financeiros que condicionavam a participação angolana na Taça das Nações. Aliás, Hirondino Garcia, presidente da Federação Angolana de Patinagem, tinha apontado o dia 15 do corrente, como marco para a confirmação da presença angolana na prova.

Uma fonte da federação assegurou à nossa reportagem que o conjunto federativo continua na \"labuta\" à busca de apoios para a efectiva materialização da presença angolana em Montreux. \"Temos parte do valor necessário, mas continuamos a trabalhar, a bater as portas para que consigamos garantir a nossa presença na competição\", disse.

Eis os convocados por Fernando Fallé: Fábio de Faria, Márcio Fernandes, Adilson Diogo \"Pi\", Pedro Watanga, Andersom Silva \"Nery\", Bernardo Mateus, Estévão Dala, Bernardo da Costa \"Nadi\", Júlio António \"Jú\",  Argentino Agostinho \"Tino\", Airtom Chissangana  \"Geovety\" e Sérgio Lukukurico \"Chipico\".
Na Taça das Nações estão confirmadas além de Angola, as selecções de Portugal (detentora do troféu), Argentina (campeã mundial) Chile, Espanha, Montreux HC, Itália e França.

Segundo o sorteio, a selecção nacional começa a prova a 12 de Abril diante da Espanha, vice- campeã. No dia seguinte, os angolanos defrontam a selecção de Portugal. O Chile vai ser, no dia 14, o último adversário de Angola na fase de grupos.

O dia 15 e 16 estão reservados à disputa das meias-finais entre as duas melhores equipas de cada grupo.

A Taça das Nações ou Torneio Montreux é disputada de dois em dois anos no Pavilhão Desportivo de Pierrier em Montreux na Suíça durante a semana da Páscoa. Em 2009 e 2011 Angola alcançou o quarto lugar da prova e, em 2013, conquistou o inédito terceiro lugar.