Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Fall pede demisso

Silva Cacuti - 27 de Abril, 2019

Sorteio coloca cinco nacional ao lado das grandes potncias

Fotografia: Alberto Manuel | Edies Novembro

A Selecção Nacional de hóquei em patins vai jogar o Campeonato do Mundo de Barcelona, Espanha, inserida no grupo A, ao lado de Espanha (campeã mundial), França e Itália, segundo ditou o sorteio da prova que se realizou ontem, no Museu Olímpico do desporto de Barcelona, Espanha. O mundial disputa-se de 7 a 14 de Junho, em Barcelona, inserido na segunda edição dos Jogos Mundiais de Patinagem.
Instado a comentar o resultado do sorteio, Fernando Fallé que comandou a equipa nacional na recente conquista do 4º lugar no Torneio de Montrex, também conhecido como "Torneio da Páscoa ", foi lacónico e anunciou que solicitou a demissão do cargo de Seleccionador Nacional.
"Não vou dizer nada sobre o sorteio,  porque tenho uma situação a resolver com a Federação. Depois do torneio, apresentei a minha demissão do cargo, tendo em conta a falta de condições e outros assuntos mais", disse.
Depois de conhecer que está inserida num grupo, em que pode lutar pela segunda vaga à passagem de fase, Angola tem, agora,  de reorganizar-se, definir a situação do treinador e caso a Federação opte por outro seleccionador, os atletas vão ter de se adaptar  àuma nova filosofia de jogo.
Na ocasião foram também sorteados os mundiais Sub- 19 e feminino, provas em que Angola não está inscrita.
De acordo com Manuel Pedro, antigo praticante, é um grupo acessível. "Pior,  para nós seria,  ficar num grupo com dois favoritos à conquista do mundial. Sabemos que Portugal, Espanha e Argentina são equipas habituadas à luta pelo título mundial, até à exaustão, neste grupo temos a oportunidade de ombrear com a França e com a Itália, adversários menos difíceis que qualquer um daqueles. O sorteio colocou-nos, por isso, num bom grupo ", terminou.
Angola perdeu, recentemente, com a Itália, 2-7, no torneio de Montreux, mas sem o concurso de Nery e Big, duas das principais unidades.Na mesma prova,  a Selecção Nacional venceu a Espanha, por 4-3, o mesmo "score" com que tinha perdido no mundial de 2017, em que acabou na 5ª posição.
Angola e França não jogaram no mundial de 2017 e os franceses não estiveram em Montreux. Em 2015, a jogar em casa, na prova disputada em La Roche, a França levou a melhor, venceu por 3-1.
Na Taça Intercontinental,  o realce vai para o novo confronto entre Moçambique e Egipto. As outras duas selecções africanas jogam a "Intercontinental ",  inseridas no mesmo grupo, com as selecções de Andorra e Inglaterra. Noutro grupo estão as selecções da Alemanha, Brasil, Suíça e Austrália.