Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hquei chega aos municpios

Manuel de Sousa, no Namibe - 19 de Junho, 2014

Namibe, hquei chega aos municpios

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois do repto lançado pelo governador provincial do Namibe, Rui Falcão, no sentido de se fazer uso racional das infra-estruturas desportivas construídas para o Campeonato do Mundo de hóquei  em patins, a massificação ganha corpo com o aumento do número de praticantes.

Zeferino Guto, presidente da Associação Provincial de Hóquei em Patins do Namibe, considerou positivo o trabalho que se faz a nível dos escalões de formação.

“Com a realização do mundial conseguimos abrir mais dois clubes, o que contribui para a massificação da modalidade nestas paragens", referiu.
No que diz respeito ao material desportivo, que é uma das grandes preocupações dos clubes, Zeferino Guto tranquilizou a massa associativa, clubes e praticantes, já que dentro do programa da federação estão contemplados os apoios às associações provinciais com equipamento desportivo para a massificaçâo da disciplina.

“A associação, depois de conseguir criar um clube no município do Tômbwa, pretende agora levar o hóquei aos bairros e restantes municípios."
Mário de Almeida, ex-praticante e actualmente treinador do Benfica do Namibe e que trabalha nesta primeira etapa com iniciados, acredita que a província, com o ritmo que leva neste momento, pode num futuro muito breve voltar aos tempos áureos da disciplina, mas para tal é necessário mais apoios em termos materiais e abertura de mais clubes, já que existem campos multidisciplinares em quase todas as escolas da província.

José Aequela, treinador do Ferrovia, bicampeão nacional em juvenis em 2006 e 2008 e terceiro classificado do último nacional, realizado na província do Bié, garante uma boa prestação da sua equipa no campeonato provincial, prova que serve de antecâmara para o nacional, no qual pensa mais uma vez conquistar o título.

ANDEBOL
Namibe vai competir
em seniores femininos


O presidente da Associação Provincial de Andebol do Namibe, Issac Calinguila, anunciou que nos próximos tempos a província pode aparecer a competir nas provas nacionais, a nível dos seniores femininos, em face do excelente trabalho que se está a desenvolver no capítulo da massificação.
"Com o nível de desenvolvimento que a disciplina está a ganhar nos últimos anos, aliado à entrega dos técnicos e aumento do número de praticantes, o Namibe daqui a dois anos conta com uma equipa sénior feminina forte, a disputar as provas nacionais", disse.

Em relação aos apoios, o presidente da associação lamentou, dizendo que fazer desporto fora da capital do país é muito difícil na medida em os apoios caem a conta gotas e o empresariado local não aposta muito no desporto, o que dificulta o surgimento de mais clubes.

No plano de actividade da associação provincial da modalidade para o presente ano constam alguns torneios de carácter nacional, com realce para a Taça Cidade do Namibe, para os quais são convidadas algumas agremiações da capital do país
MS