Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hotis baixam taxa de preos para as delegaes do mundial

Silva Cacuti - 12 de Maio, 2013

Hotis de Luanda podem acolher mais de cinco centenas de pessoas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A informação foi avançada por Pedro Azevedo, porta-voz do comité organizador da prova mundial. A redução é fruto da negociação mantida entre as unidades, o comité organizador e o Ministério da Hotelaria e Turismo. O responsável não avançou a percentagem desta redução, mas é certo que ela abrange as delegações desportivas. Há também uma unidade reservada para os jornalistas credenciados.

Os preços de hotéis em Angola são livres e tidos como exorbitantes. A situação começa a alterar-se com a construção de novas unidades. Uma fonte de uma das unidades hoteleiras, contactada pelo Jornal dos Desportos, revela que no âmbito do acordo estão definidos preços para diárias que rondam os 200 e 300 dólares.
“Aquilo que sei é que no âmbito desta flexibilidade a que alguns hoteleiros aderiram, porque há outros que não aceitaram, os hotéis de cinco estrelas vão cobrar 300 dólares a diária, os de quatro devem cobrar 250 e os de três cobram 200 de diária”, disse a nossa fonte.

Algumas das unidades hoteleiras que são consideradas oficiais do mundial, por aderirem ao pacto, são o Hotel President Meridien, Trópico, Alvalade, Skyna, Tivoli, Convenções de Talatona, Vitória Garden e Hotel da Samba. A organização prevê receber no país, só de delegações desportivas, jornalistas e oficiais mais de 500 pessoas.

O comité organizador apresentou igualmente uma proposta que visa a redução dos preços da transportadora aérea nacional, Taag, que, de acordo com Augusto Tomás, ministro dos Transportes, vai ser analisada. O campeonato do mundo disputa-se nas cidades de Luanda e Namibe, com a presença de 16 equipas: Angola, Áustria, Argentina, Alemanha, África do Sul, Brasil, Chile, Colômbia, França, Itália, Espanha, EUA, Inglaterra, Moçambique, Portugal e Suíça.


Taça Zé Dú

Equipas confirmam presença no Torneio

As selecções de Angola e do Brasil estão confirmadas para a disputa da 12ª edição do Torneio Internacional José Eduardo dos Santos a decorrer na cidade de Malange, no mês de Agosto, soube a Angop junto da organização. O facto foi confirmado pelo porta-voz do Comité Organizador, Pedro Azevedo. Integra ainda a lista de equipas confirmadas o Andes Talleres da Argentina. A formação do Liceu de Corunha de Espanha carece de confirmação, visto que possui muitos jogadores da selecção espanhola e argentina, pelo que dentro de uma semana é tornada pública a sua decisão final.

“Se o Corunha não confirmar a sua participação podemos recorrer ao Lodi da Itália ou às formações portuguesas do Paço de Arcos ou Torres Vedras”, disse.
Pedro Azevedo referiu que as equipas que vão disputar o torneio internacional foram indicadas pelo seleccionador, Orlando Graça, por apresentarem “uma boa réplica ao combinado nacional”. O Torneio Internacional José Eduardo dos Santos é o “balão de ensaio” para o 41º Campeonato Mundo a decorrer nas cidades de Luanda e Namibe de 20 a 28 de Setembro.


Sub-20

Colômbia acolhe mundial


A sexta edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins em sub-20 vai decorrer na cidade de Cartagena (Colômbia) de 6 a 12 de Outubro próximo, informou a Angop junto do vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Pedro Azevedo. Inicialmente marcado para a Alemanha e transferido para o Chile, o Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) decidiu entregar à Colômbia a competição que conta com 12 países, entre os quais Angola. O responsável adiantou que as condições para a preparação antecipada da selecção orientada por Inácio Santos “Mama” estão a ser criadas e que o sorteio da mesma é em Agosto.
Angola participa para melhorar a nona posição da última edição, disputada em Barcelos (Portugal), em 2011 e ganha pela Espanha.