Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Itlia arrebata quinto posto

Valdia Kambata - 29 de Setembro, 2013

As duas seleces proporcionaram ontem aos amantes da modalidade um bom espectculo

Fotografia: Kindala Manuel

A selecção da Itália  conquistou o quinto lugar  da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, ao vencer  ontem, a congénere do Brasil,  por 2-1, em partida referente às classificativas do quinto e sexto lugares.

O Brasil, mais ousado, chegou ao primeiro golo aos 12 minutos, por intermédio de Cláudio, depois de uma jogada individual. Os italianos partiram para luta com muita dificuldade e conseguiram equilibrar o jogo.

E fruto da mudança de atitude em campo, a Itália chegou ao empate aos 17 minutos por intermédio do capitão Frederico Ambrósio. A partir deste golo, os italianos continuaram a mandar no desafio.

Já os brasileiros procuravam a todo custo contrariar as intenções do seu adversário, procurando sempre em contra-ataques rápidos visar a baliza contrária. E sob grande equilíbrio, a primeira parte terminou  com um  empate a um golo, levando os treinadores  a adoptaram novas  estratégias de jogo.

Na segunda parte as duas equipas vieram mais cautelosas procurando explorar o máximo possível os erros do seu oponente. Mas era a Itália quem mais lutava para conquistar o quinto lugar. Porém, o empate teimava.

A terminar a partida e quando todos pensavam que o prolongamento seria a etapa  a seguir, eis que no último minuto do jogo,  os italianos conseguiram marcar, novamente por  Frederico Ambrósio,  numa jogada de insistência,   estabelecendo  o resultado final  em 2-1. A Itália conquistou assim  o quinto lugar do 41º Campeonato do Mundo de hóquei em Patins.


FICHA TÉCNICA

Pavilhão: Multiusos de Luanda
Arbitragem: Luís Peixoto (Portugal) / Patrícia Costa (Angola)
 Assistência: 1000

Itália  (2) : 22-Fernand Gnata, 2- Davide Motaran, 4-Miguel Angel, 7-Gaston Marinaro, 5-Federico Ambrosio(2) ,29-Mattia Cocco, 19-Sergio Festa, 9-Domenico Illuzzi, 14-Diego Nicoletti ,10-Leonardo Barozzi
Treinador: Massimo Mariotti

Brasil (1)- 1-Marcelo Tová,2-Rafael Novaes, 3-Derivaldo Neto, 4- André Raposo, 5-Claudio Selva (1), 6- Diego Dias, 7-Jurandir da silva,8-Bruno Matos, 9-Alan Fernandes, 10-Aurelio Rieger.
Treinador: Miguel Belbruno

Intervalo: 1-1
Final do jogo: 2-1


Declarações

Massimo Mariotti Itália
 “Estamos satisfeitos”

O técnico da selecção italiana valorizou a entrega dos  seus  jogadores  nesta  vitória sobre o Brasil. “ Foi um bom jogo e um bom mundial. Felizmente conseguimos conquistar o quinto lugar.

Falhamos muito, tivemos algumas dificuldades para marcar golo e quando isso acontece é muito complicado” disse. O técnico italiano aproveitou para parabenizar os angolanos pela excelente organização do 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em Patins.


Miguel Belbruno Brasil
“Cumprimos a missão”

O técnico brasileiro mostrou-se feliz com sexta posição ocupado neste mundial. “Só posso estar feliz, pois conseguimos melhorar a nossa classificação. No campeonato passado ocupamos o oitavo lugar e neste acabamos em sexto, o que espelha bem  a  nossa  alegria” salientou.

Sobre o jogo o técnico o técnico disse. “ Hoje a Itália ganhou o jogo apenas com um penálti e um livre e nada mais. Infelizmente, os árbitros não estiveram bem e isso prejudicou-nos  muito” disse o técnico da selecção, Miguel Belbruno.

O técnico argentino ao serviço dos Brasil,  disse ainda que neste campeonato aproveitaram para lançar quatro  jogadores  que são o futuro desta equipa.