Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juventude e Académica jogam a final

Silva Cacuti - 20 de Novembro, 2013

Juventude de Viana e da Académica de Luanda começam hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

As equipas do Juventude de Viana e da Académica de Luanda começam hoje, na cidade do Lobito, a disputa da final do campeonato nacional de hóquei em patins cuja primeira fase foi disputada em Luanda. A final é jogada no sistema de “play-off”, à melhor de cinco partidas.Reforçadas pela nata de jogadores da Selecção Nacional, as duas equipas vão procurar oferecer aos lobitangas o que há de melhor no hóquei em patins africano. A alinhar os internacionais angolanos Tiago Sousa, Martin Payero, André Centeno e João Pinto, mais o brasileiro Jurandir Silva “Didi”, a Académica ainda detém o troféu do campeonato nacional. Didi, treinador e jogador, sabe que o seu emblema precisa de justificar a aposta no naipe de atletas que chamou para disputar a prova.

Do outro lado, Fernando Fallé, antigo seleccionador nacional, busca a sua primeira conquista no ano de estreia como técnico no campeonato nacional.O português também precisa de legitimar a integração dos internacionais Johe e Nery e ainda do português Carlitos. Os gémeos Rui e André Gomes são já mobília da casa, cuja experiência é um activo capaz de contrapor aos argumentos de qualquer adversário.

Qualquer das equipas vai ter inúmeras dificuldades para vencer, já que no único jogo da primeira fase da prova, empataram a dois golos.Antes da disputa da grande final, o Petro e o 1º de Agosto vão discutir a última vaga no pódio. O terceiro lugar é jogado no sistema de “play-off” à melhor de três jogos. A disputa do terceiro lugar, diga-se, não tem favoritos.Márcio Fernandes, Zé das Botas e outras unidades do plantel militar estão avisados. António Gaspar, o técnico, deseja melhorar o quarto lugar do ano passado.

Do lado de Mateus Torres, técnico petrolífero, que foi novamente chamado à equipa, depois de no ano passado a direcção do clube ter apostado no ex-seleccionador nacional Miquel Umbert Riera, o objectivo é deixar-se estar no pódio.Em Luanda, as equipas que se quedaram do quinto ao nono lugar disputam uma poule no sistema de todos contra todos a uma mão, para definir posições. A equipa de Benguela, que devia entrar nesta fase de consolação, está ausente, devido a problemas escolares.Neste campeonato participam apenas equipas de Luanda, 1º de Agosto, Juventude de Viana, Académica de Luanda, Petro de Luanda, Hóquei 2000, Sagrado Coração de Jesus, Benfica de Luanda, Kabuscorp e Codefa. A equipa do Sagrado Coração de Jesus joga o campeonato nacional de seniores pela primeira vez.