Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Namibe mais engalanada

Manuel de Sousa- Namibe - 29 de Agosto, 2013

Operadores do turismo na cidade do Namibe prometem boa qualidade de serviço depois de formação de todo o pessoal técnico

Fotografia: Jornal dos Desportos

Para evitar constrangimentos, a Administração municipal do Namibe está engajada na limpeza, embelezamento e pintura dos lancis e residências das principais avenidas da cidade, o que oferece um colorido diferente à urbe que se prepara para acolher o maior evento social da sua história, que orgulha os amigos e os naturais.

A limpeza das praias, reparação dos jardins e espaços verdes estão também a merecer uma atenção especial da Administração municipal, munícipes e organizações juvenis, que se esmeram para a apresentação do Namibe aos visitantes e turistas oriundos de vários pontos do planeta. As árvores das principais avenidas da cidade e dos bairros periféricos foram podadas e pintadas, oferecendo uma bonita fotografia.

As ruas estão a beneficiar de “tapa-buracos” para gáudio dos automobilistas. A Avenida Eduardo Mondlane, uma das mais importantes da cidade, recebe obras de restauro, como focos luminosos, hídricos, bancos, pilares e espaços verdes.

A praia das Miragens, o ponto de encontro dos namibenses e visitantes, está a merecer também uma atenção especial da Administração municipal, que tem uma equipa permanente de funcionários a trabalhar naquele local.

O administrador municipal do Namibe, Armando Valente, apelou aos munícipes, em entrevista ao Jornal dos Desportos, para contribuírem para a manutenção da cidade limpa e, principalmente, das praias, por ser o local de maior atracção dos visitantes na época balnear.

“É importante que os munícipes ganhem consciência da necessidade de manter a nossa cidade limpa para o bem-estar de todos que nela habitam e dos visitantes. Vamos receber muitas pessoas, daí a necessidade de termos a nossa cidade em condições de as receber condignamente”, disse.

A praia das Escadinhas, uma das mais solicitadas da cidade por se encontrar em zona turística muito atractiva, está a tornar-se mais encantadora com os trabalhos de requalificação. A praia Azul também está a ser limpa por jovens das mais diversas organizações juvenis que se juntam à causa.

As obras do Aeroporto do Namibe decorrem a ritmo acelerado e a sua inauguração parcial vai ocorrer no do dia 6 de Setembro, altura em que a cidade começa a receber de volta os voos normais das mais diversas companhias aéreas.

Para o mesmo dia está também agendada a inauguração do Pavilhão Arena do Namibe. O empreendimento trouxe à cidade uma visão diferente de ver desporto. Por esse motivo, os automobilistas não se cansam de transitar nas ruas que dão acesso ao Arena, pois a noite é mais aprazível. A coesão entre os pedestres e os motoristas é notória. A zona do Porco Russo tornou-se o ponto de convergência.


QUALIDADE
Hotelaria com serviço esmerado


As unidades hoteleiras e similares da zona nobre da cidade do Namibe esmeram-se na criação das melhores condições para oferecer serviços de elevada qualidade. Depois da formação dos funcionários das mais diversas unidades hoteleiras, restaurantes e similares, no quadro do programa do Ministério da Hotelaria e Turismo, aguarda-se por melhor atendimento.

O Hotel Chik Chik é um exemplo de melhoria do atendimento ao público na província e o que tem mais quartos disponíveis. O hotel Moçâmedes, uma das mais antigas arquitecturas da província, está também a ser modernizado pela gerência.

O condomínio Diverses, localizado na Praia das Miragens, está a melhorar a prestação de serviço. Com uma cozinha caseira à base de frutos do mar, apesar de ter poucas camas, é um local muito concorrido e aprazível por dar vista ao mar.

Com a conclusão das obras do Hotel da Infortur, situado na praia Amélia, os munícipes e visitantes ganham mais uma nova opção hoteleira de grande qualidade. A inauguração do Infortur está prevista para o dia 6 de Setembro, para alegria dos membros da comissão organizadora e do Cohoquei. O Infortur acolhe atletas das duas séries do Campeonato do Mundo de hóquei em patins.

De turismo não é tudo. A zona do Arco, localizada na estrada que liga à vila piscatória do Tômbwa, muito frequentada por turistas e visitantes pelo seu encanto natural e lagos maravilhosos, também tem merecido a atenção do Executivo.

Os visitantes poderão desfrutar de outros pontos turísticos de grande valor histórico e cultural no interior da província. As figuras rupestres do Tchitundu Hulu, localizadas no município do Virei; as águas térmicas da Muntipa, no município da Bibala; as dunas do deserto do município do Tômbwa; a planta exclusiva do deserto do Namibe, a Welwitschia Mirabilis, o parque do Iona e o forte do Capangombe constam das variedades do pacote turístico.

HÁBITOS
E COSTUMES

No capítulo da cultura, a direcção provincial prepara uma vasta gama de propostas para os visitantes, desde a gastronomia, vestuário, hábitos e costumes da população nativa, dança e outros.

Os artesãos esmeram-se na feitura de gravuras respeitantes à população nativa para que os visitantes possam levá-las como lembrança.
Festivais de música e de danças tradicionais estão reservadas para antes e durante a prova, numa clara demonstração da vontade cultural da província em vender a imagem.