Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Oralando Graça realça sina vitoriosa do "Cinco" Nacional

09 de Setembro, 2013

Cinco nacional continua a somar vitórias quando restam onze dias para o início da 41ª edição do Campeonato do Mundo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico da Selecção Nacional, Orlando Graça, afirmou no sábado, em Luanda, que a vitória por 3-0 diante do 1º de Agosto confirma o bom momento da sua equipa que raramente perdeu ao longo dos dois anos sob a sua liderança.

Apesar de considerar o resultado secundário, já que o objectivo foi treinar a selecção, referiu não ter sido um treino difícil, quando confrontado com o facto da selecção ter marcado os três golos após os 40 minutos regulamentares, num jogo de 60 minutos, realizado no Dream Space, em Viana.

“O 1º de Agosto tem sido muito prestativo neste período de treino da Selecção Nacional. “Hoje (sábado) não foi diferente, num jogo em que marcámos e acabámos por gerir a vantagem até ao fim”.

Orlando Graça afirmou que a sua formação está talhada para pautar o seu jogo em função do adversário, numa altura em que Big ainda não joga ao seu nível, mas dando mostras de evolução.

“Penso que na altura certa o Big vai estar no seu melhor”, frisou, acrescentando que o próximo treino volta a ser com o 1º de Agosto, misto de Luanda ou com a selecção do Brasil, que estagia no país.

Quanto à insistência no 1º de Agosto, explicou que se trata da única equipa cuja capacidade competitiva permite testar os níveis do combinado nacional, a par do Petro Atlético, mas este último tem cinco atletas na Selecção Nacional.

CONSTATAÇÃO
Capitão destaca
coesão no balneário


O capitão da Selecção Nacional de hóquei em patins, João Viera "Johe", destacou no sábado, em Luanda, a coesão no balneário e a disposição colectiva de representar condignamente Angola no Campeonato do Mundo.

Em declarações à imprensa no fim do jogo de treino com o 1º de Agosto (3-0), no Dream Space, em Viana, disse que a Selecção Nacional está no seu melhor estado de forma e que o momento é de alguns acertos.

“O mundial está próximo e o pensamento da equipa é dignificar a nação, começando com uma vitória na jornada inaugural contra a África do Sul”, frisou. Johe falou da importância do respeito por esta selecção, apesar de teoricamente ser a menos forte do grupo C, de que também fazem parte o Chile e Portugal.


AMIGÁVEL
António Gaspar valoriza treino


O técnico da equipa de hóquei em patins do 1º de Agosto, António Gaspar, afirmou no sábado, em Luanda, que o jogo de treino em que perdeu com a Selecção Nacional, por 0-3, no pavilhão Dream Space, em Viana, serviu para aferir o estado de forma da sua equipa, numa altura em se regista a introdução de jogadores jovens.
Falando à imprensa no fim da partida, disputada em 40 minutos regulamentares e mais 20 (60 no total), referiu que a vitória do combinado nacional foi construída no tempo extra, o que se tornou difícil para a sua formação por questões físicas.

António Gaspar afirmou que, apesar disso, foi um bom treino, elogiando em seguida a postura da sua colectividade na defesa e nas acções ofensivas.
O técnico disse estar inteiramente à disposição do combinado nacional para treinar, tendo em conta o Campeonato do Mundo que o país organiza de 20 a 28 deste mês, nas cidades de Luanda e Namibe.

Dia 8 de Agosto o 1º de Agosto perdeu para com a Selecção Nacional, por 1-5, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva, igualmente no âmbito da preparação do mundial inédito em África.


HUAMBO
Mascote do Mundial
recebida em apoteose


A mascote do 41º Mundial de hóquei em patins foi recebida no sábado, na cidade do Huambo, em festa, por centenas de cidadãos que lotaram o pátio do pavilhão Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem.

Na recepção à “Caissarinha”, nome que é um tributo ao que é por muitos considerado o melhor hoquista angolano de todos os tempos, estiveram membros do Governo Provincial, jovens, crianças e encarregados de educação que, de forma ordeira, saíram às ruas com cânticos e gritos enaltecendo os ganhos da paz e da reconciliação nacional.

 Em declarações à Angop, o director da Juventude e Desportos do Huambo, Carlos Alberto Pires Graça, disse que a presença da mascote se enquadra no programa de divulgação da modalidade e de mobilização dos cidadãos, de modo a solidarizarem-se com a selecção.

“Congratulamo-nos com a realização do mundial de hóquei em patins no país, por essa razão auguramos um bom desempenho para o combinado nacional”, disse.
Participam no Campeonato do Mundo, além da anfitriã Angola, Portugal, Moçambique, África do Sul, Brasil, Argentina, França, EUA, Alemanha, Áustria, Chile, Itália, Inglaterra, Suíça, Espanha e Colômbia.