Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Orlando Graça define o "cinco"

Silva Cacuti - 18 de Junho, 2015

Perto da estreia da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de hóquei em patins, amanhã, às 16h10, diante da congénere da Holanda, o técnico Orlando Graça trabalha para definir o "cinco" inicial.

Certo é que  João Zumba "Paizinho", jogador do 1º de Agosto que esteve entre os pré-convocados não vai estar na equipa. O jogador foi dispensado do grupo da Selecção Nacional que fica com 11 atletas, dos quais dez são inscritos para o jogo com a Holanda.

Angola vai jogar o mundial com  Francisco Veludo, Watanga e Hugo (guarda-redes); João Pinto, André Centeno, Martin Payero, Filipe Bernardino, Johe, Big, Márcio Fernandes e Nery.

Angolanos e holandeses jogam em La Roche Sur Yon pela primeira vez. O favoritismo é dos angolanos que têm estado entre as melhores oito selecções nas últimas edições. A Holanda não esteve no mundial de Angola, em 2013, e conseguiu o apuramento para esta edição graças a um terceiro lugar conseguido no mundial B, disputado na cidade uruguaia de Canelones.

A equipa holandesa está reestruturada e conta com membros da equipa técnica e atletas conhecedores do hóquei espanhol. Os irmãos Eric Vives Boersma, do HC Piera e Cesar Vives Boersma, do Igualada, ambas equipas da Catalunha, Espanha, são as principais referências.
A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do mundial inserida no grupo preliminar A, ao lado da anfitriã França, Holanda e da campeã do mundo, Espanha.

 Na primeira jornada, às 16h10, do dia 20, a Selecção Nacional defronta a Holanda. No dia seguinte, às 17h40, Angola e Espanha, campeã do mundo, medem forças e no dia 23, às 21h15, fecha o grupo A, diante da anfitriã, França.Angola tem como objectivo a melhoria do 9º lugar alcançado na edição anterior, realizada em Luanda, em 2013.