Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Portugueses recebem hoje bronze do mundial de Luanda

Silva Cacuti - 02 de Outubro, 2013

Selecção portuguesa recebe agora as medalhas correctas depois de ter devolvido as que faziam referência ao mundial de sub-20

Fotografia: AFP

O Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) procede hoje, na sede da Federação Portuguesa de Patinagem, à entrega das medalhas de bronze referentes ao terceiro lugar do 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, disputado em Angola, de 20 a 28 de Setembro. A entrega deve ser feita por Boaventura Rodrigues emissário do CIRH.

Numa nota chegada à nossa redacção Pedro Azevedo, porta-voz do comité organizador refere que apesar de ser um assunto que não é da alçada do Cohoquei, foram envidados esforços para que o assunto relativo às medalhas trocadas fosse resolvido com a máxima urgência.

“Houve um engano natural pois a responsabilidade não é do Cohoquei, mas sim do CIRH. Uma vez o campeonato ter sido organizado por nós e não querermos deixar marcas negativas, de tão positivo e cheio de êxitos que tivemos, envidamos todos os esforços para que o responsável do CIRH faça a reposição e está confirmada a sua entrega para o dia dois de Outubro de 2013, na sede da Federação de Patinagem de Portugal”, refere o documento.

A selecção portuguesa terceira classificada da prova recorde-se recebeu medalhas de bronze que faziam referência ao campeonato mundial de juniores que inicia no próximo dia seis, em Cartagena das Índias, Colômbia.

A troca das medalhas imputável ao CIRH, deveu-se a um lapso decorrente do facto daquele comité ter vindo para Angola com toda a logística para as duas competições, e seguirem de Luanda directamente para Cartagena, via São Paulo, Brasil.

Em 2011 no mundial de San Juan Argentina a selecção portuguesa não compareceu à cerimónia de outorga de medalhas, onde devia receber a medalha de bronze, por protesto à suposta má actuação da arbitragem no jogo diante da Argentina, pontuável para a meia-final.

No 41º campeonato do mundo que se realizou nas cidades de Luanda e Namibe, Portugal fez parte do grupo preliminar C, ao lado de Angola, Chile e África do Sul. Nas meias-finais perdeu com a Argentina e desta forma foi relegada a disputar o terceiro lugar.

A prova teve um total de 48 jogos disputados em que se apontaram 393 golos. A Espanha venceu a Argentina, 4-3, na final.