Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção Nacional projecta amistoso

Silva Cacuti - 03 de Agosto, 2013

Equipas do campeonato provincial ou misto de ex-internacionais podem defrontar a Selecção Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de hóquei em patins, cumpre um plano de preparação em regime de concentração no recinto do Dream Space, perspectiva realizar entre três a quatro jogos de controlo, antes de embarcar para a cidade de Malange onde vai dar continuidade à preparação para o Torneio Internacional José Eduardo dos Santos que se disputa de 22 a 25 do corrente.

Segundo Mário Correia “Bala”, director para a alta competição da Federação Angolana de Patinagem, o primeiro amistoso está previsto para quarta-feira. Os adversários para os amistosos ainda não estão definidos mas, pode ser um misto de ex-internacionais angolanos ou equipas que actuam no campeonato provincial de Luanda.

A selecção está concentrada desde 22 de Julho e prevê embarcar para Malange a 14 do corrente com objectivo de familiarizar-se com o piso do pavilhão que está prestes a ser inaugurado para a prova internacional.
Para esta 12ª edição do Torneio Internacional, também conhecido como “Taça Zé Du”, a federação convidou a selecção do Brasil e as equipas do Andes Talleres da Argentina e Liceo de la Coruña de Espanha.

Na jornada de abertura a selecção nacional vai defrontar a Selecção do Brasil, enquanto argentinos e espanhóis completam a jornada.  A selecção nacional joga na segunda ronda com o Andes Talleres, ao passo que o Brasil joga com o Liceo de la Coruña. A prova encerra no dia 25 com a disputa dos jogos Angola- Liceo de la Coruña e Brasil-Andes Talleres.

A Taça Zé Du disputa-se no sistema de “poule” única, a uma mão. A selecção nacional é detentora do título da prova.
A 11ª edição do Torneio disputou-se no Huambo, de 15 a19 de Agosto de 2011 e contou com as participações das selecções nacionais de Moçambique, Chile, Colômbia, Alemanha e Brasil.


NO MUNDIAL
Hotéis receberam recomendações
para dar ênfase à cultura angolana


O ministério da Hotelaria e Turismo perspectiva dar ênfase à cultura angolana no acolhimento às delegações e turistas que vêm ao país por ocasião do 41º Campeonato Mundial que o país vai acolher de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe.

Durante a mesa redonda sobre o Turismo e Desporto realizada por aquele ministério a um do corrente, os operadores hoteleiros foram orientados a ter cuidado na decoração de recepções, quartos, restaurantes e recintos públicos dos hotéis com motivos da cultura angolana.

A orientação abrange as vestimentas com roupas tradicionais dos recepcionistas, “garçons” e todo o pessoal de serviço nas unidades.
As toalhas, lençóis e outros utensílios a utilizar devem realçar motivos da cultura angolana.

Os responsáveis dos hotéis foram orientados a contratar marimbeiros para fazer o som ambiental nas recepções e a proceder a oferta de uma bebida nacional, no chamado “welcome drink”. Na decoração, os hoteleiros devem ainda ter atenção com os motivos dos quadros de parede que devem ter motivos históricos nacionais. A primazia deve ser dada a objectos de decoração africana.

Na culinária, segundo as orientações do Minhotur os hoteleiros devem incrementar o uso de pratos típicos angolanos incluindo os “kitutes” da terra, bem como intensificar o consumo de bebidas produzidas em Angola.

O objectivo é, segundo Afonso Vita, director Nacional de Hotelaria, aproveitar ao máximo possível o Mundial de hóquei em patins para expor e projectar Angola.
No que toca à música, a orientação é no sentido de convidar grupos musicais tradicionais (marimbeiros e quissanje) para animar o ambiente e ainda contratar músicos nacionais.  A colocação de telas nas áreas públicas dos hotéis a passar imagens de recursos turísticos do nosso país, fazem igualmente parte das recomendações.                 SC   

HOSPEDAGEM
Talatona é a base
da nossa selecção


A Selecção Nacional de hóquei em patins já tem identificado a sua base durante do campeonato do mundo que o país acolhe nas cidades de Luanda e Namibe. Segundo o plano de alojamento divulgado pelo Ministério da Hotelaria e Turismo, o conjunto nacional vai estar alojado no Hotel de Convenções de Talatona, conjuntamente com a selecção espanhola e convidados especiais.

Segundo Mário Correia, secretário para a alta competição da Federação Angolana de Patinagem o hotel convém à selecção, e que no Dream Space há igualmente boas condições. “Mas há mais privacidade num hotel e julgo que vamos estar melhor”.

O plano de distribuição das selecções nacionais pelas unidades hoteleiras escolhidas é o seguinte: Hotel de Convenções de Talatona (Angola, Espanha e convidados); Hotel Epic Sana (Comité Internacional de Rink Hóckey (CIRH), da Federação Internacional de Roller Sport (FIRS) e Cohoquei); Hotel Vitória Garden (Estados Unidos da América, França e Suíça); Hotel Trópico (Portugal, Chile, África do Sul); Hotel Presidente (Moçambique e comunicação social); Hotel Alvalade (Colômbia, Áustria e Itália); Hotel Skyna (Inglaterra, Alemanha e Argentina).
O Hotel Tivoli vai acolher os convidados da Federação Angolana de Patinagem, ao passo que o Brasil e demais jornalistas ficam alojados no Dream Space.
                                   Silva Cacuti


RECTIFICAÇÃO

O Jornal dos Desportos publicou no dia 18 de Junho deste ano uma notícia sobre o 2º Torneio de Golfe Anual de Beneficência, que se realiza no dia 21 de Setembro pela empresa ITA, Internet Technologies Angola.
Por lapso foram citadas, na notícia, as instituições Dom Bosco, JVP e a Faculdade Metodista do Huambo como os beneficiários das receitas que serão arrecadas no torneio.

Na verdade, a  JVP e a Faculdade Metodista do Huambo não fazem parte das instituições que vão beneficiar da doação. Pelos transtornos causados a ITA, ao leitor e demais interessados o JD pede as mais sinceras desculpas.