Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleccionador Nacional reitera apoio da federao

16 de Junho, 2013

Orlando Graa mostra-se confiante numa boa prestao do cinco nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

  "Nós entregamos uma programação à Federação em Dezembro de 2012 e a mesma está a ser cumprida e obviamente nós não vamos desvirtuar aquilo que foi feito com alguma antecedência" frisou.
 Orlando Graça, defensor de que a sua equipa deve fazer jogos treinos com equipas fortes, admitiu que nesta altura muitas são as equipas sobretudo selecções que querem descolar-se a Angola por saberem que vão encontrar jogadores com elevada qualidade.

 O cinco nacional trabalha desde o mês de Fevereiro na cidade de Mendonza (Argentina) onde conquistou mais uma edição do torneio internacional que estava em sua posse.
 A preparação retoma dia 15 de Julho em Luanda depois seguem para a província de Malanje para testar o pavilhão que está a ser erguido para acolher a 12ª edição do torneio internacional José Eduardo dos Santos.

 O grupo já regressou à capital onde volta a trabalhar durante uma semana e a posterior segue para a cidade do Namibe para ver a funcionabilidade do pavilhão que vai acolher as outras séries do Campeonato do Mundo.

FISIOTERAPEUTA
GANHA FORMAÇÂO 

O fisioterapeuta do Selecção Nacional sénior masculino de hóquei em patins, Manuel Mateus participa desde sexta-feira, na cidade de Lisboa de uma acção de refrescamento numa das clínicas de referência.
 A informação foi avançada à Angop, em Saint Omer, pelo médico da Selecção Nacional,  Vlademiro Diogo que adiantou que o fisioterapeuta não viaja com o grupo para Luanda. Manuel Mateus fica em Portugal onde durante mais de vinte dias vai aperfeiçoar os seus conhecimentos e aprender o que de mais moderno se faz na sua área.
Referiu ainda que antes do campeonato do mundo, outros fisioterapeutas da equipa nacional vão beneficiar de refrescamentos com especialistas lusos de referência.


Hotel
Ministro confirma data de entrega

O ministro da hotelaria e turismo e membro da comissão multissectorial, Pedro Mutindi disse sexta-feira, no Namibe, que a entrega do hotel Infotur, para as delegações oficiais do Campeonato Mundo de hóquei, está prevista para o dia 15 de Agosto próximo.
 Aquele governante fez esta declaração durante a conferência de imprensa, no termo da visita da comissão interministerial do mundial de hóquei à província do Namibe, palco, a par de Luanda, deste evento desportivo. 

 “Se calhar é uma data que alguns não acreditam, mas eu acredito. Houve muitos esforços, aumentou-se o número de trabalhadores chineses, com vista a trabalhar em regime de turnos”, disse o ministro.
 Salientou que o período que vai de 16 de Agosto até 27 do mesmo mês, está previsto o ensaio das condições técnicas como, a água, sistema eléctrico e outros serviços, enquanto o dia 17 de Setembro foi proposto para o corte de fita inaugural do referido hotel. 

 Com 120 quartos, o hotel Infotur foi edificado em 2008 no âmbito do CAN, não foi concluído devido a vários factores. As obras reataram há cerca de um ano.
 O ministro informou também que o sector do turismo em Angola conta com 55 mil camas e emprega 192 mil pessoas.


Crença 
Ex-atleta confiante no sucesso de Angola


O antigo praticante de patinagem na equipa do Futebol Clube do Porto de Portugal, Alfredo Miranda, acredita que Angola é um sério candidato para ficar nos três primeiros lugares da classificação geral do 41º do Campeonato Mundial de hóquei em patins, que decorre de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe.

Alfredo Miranda argumentou a sua crença com base na qualidade de jogos apresentada pelo cinco nacional ser muito boa. Aliado a isso, reconheceu que o treinador Orlando Graças também tem feito um excelente trabalho no seio da Selecção Nacional. “Orlando Graça  é um óptimo treinador. E, quando as pessoas têm vontade e determinação conseguem vencer”, disse. 

Sublinhou que Angola tem uma excelente equipa e vai por mostrar isso na prática durante o mundial em Setembro. O antigo atleta do Futebol Clube de Portugal, desejou que o mundial de hóquei em patins que o país organiza pela primeira vez no continente africano, traga vitória para alegria dos angolanos.

Referiu que actualmente a Selecção Nacional só tem quatro adversários principais para complicar os seus intentos sobretudo Portugal, Espanha, Itália e Argentina. Avançou que pelo hóquei demonstram ultimamente e a força de vontade que têm, se continuarem assim, Angola vai ser um sério candidato pelo menos aos três primeiros lugares. 

Por essa razão, Alfredo Miranda, defendeu a promoção de palestras e outras actividades de carácter social para o aumento da auto-estima dos atletas. “Queria pedir a nossa federação para não deixar morrer este entusiasmo. É necessário que os jogadores se integrem com o entusiasmo e tenham palestras, estou em crer que vamos ter um óptimo resultado durante o mundial”, manifestou. 

Ressaltou que o 41º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins em Setembro próximo nas cidades de Luanda e Namibe é uma oportunidade única para o país poder mostrar as suas potencialidades desportivas, económicas, turísticas e evidenciar no exterior a nova imagem de Angola.
Angola está inserida no grupo C, ao lado das Selecções de Portugal, África do Sul e Chile.
Gaudêncio Hamelay,  no Lubango