Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco a caminho de Portugal

Silva Cacuti - 11 de Abril, 2019

Fernando Fall est a preparar as condies para o combinado nacional

Fotografia: Santos Pedro| Edies Novembro

Sete integrantes da Selecção Nacional de hóquei em patins seguem hoje para Portugal, onde se juntam aos que evoluem na Europa, a fim de cumprirem um curto estágio, visando a participação na 66ª edição da Taça das Nações de Montreux, também conhecida como “Torneio da Páscoa”.
Entre os escolhidos do seleccionador Fernando Fallé, Zidane, 20 anos, jogador do Petro de Luanda, e Chiquinho, 26, do 1º de Agosto, são os que nunca estiveram em qualquer Selecção Nacional. Fazem a estreia, ao serviço do país.
A chamada dos dois, deixou alegre Alberto Domingos “Jó”, antigo seleccionador nacional de Sub-20, que considera que os dois jogadores possuem muito potencial.
“Estou feliz por eles, são muito jovens. O Chiquinho já devia fazer parte do grupo há mais tempo, tem-lhe faltado oportunidade. É um jogador de área, muito tecnicista. O Zidane é outro tecnicista que temos, joga mais fora da área no seu clube, ambos têm potencial para entrar e ficar na selecção”, testemunhou o antigo praticante.
Fernando Fallé leva um total de sete hoquistas, nomeadamente o guarda-redes Estevão Dala e os jogadores de campo Adilson Diogo “Pi”, Argentino Agostinho “Tino”, Anderson Silva “Nery”, Sérgio Lukukurico, Josemar Tavares “Zidane” e Francisco Eduardo “Chiquinho. Em Portugal vão juntar-se os atletas Francisco Veludo (guarda-redes), João Pinto, André Centeno, Humberto Mendes “Big” e Martin Payero.
O grupo que trabalhou em Luanda, viaja quatro dias depois do pretendido, facto lamentado pelo seleccionador, que pretendia, durante a estada em Portugal, efectuar cinco jogos de controlo.
“Tínhamos solicitado 10 dias de estágio, não foi possível. Pretendíamos efectuar em Portugal cinco jogos, só vamos realizar dois, muito longe do ideal, porque os atletas cá não têm jogos, estão no defeso”, disse.
Durante a preparação em Luanda, a Pré-Selecção efectuou três jogos de controlo diante do Petro de Luanda, o último dos quais na tarde de ontem.
Fernando Fallé disse, que os jogos confirmados serão diante das equipas do HC Cambra e da Associação Desportiva Sãojoanense, ambas da segunda divisão de Portugal.
A equipa ruma para Montreux, Suíça, na terça-feira. Na quarta estreia-se na Taça das Nações diante da Espanha, campeã mundial. Na quinta-feira defronta a similar de Portugal e, na sexta-feira, joga diante da Suíça, no fecho da fase de grupos.