Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sub-20 pode falhar Mundial de Barcelona

Silva Cacuti - 30 de Março, 2019

Seleco Nacional de Sub-20 tem a viagem tremida para Espaanha

Fotografia: Edies Novembro

A Federação Angolana de Patinagem busca apoios que possam permitir à selecção nacional de Sub-20 participar na IX edição do campeonato mundial, inserido nos Jogos Mundiais da Patinagem, cuja disputa está prevista para 29 de Junho a cinco de Julho, em Barcelona, Espanha. O vice-presidente daquela instituição, Pedro Azevedo, assegurou que só com garantia de apoios poderá ser feita a convocatória da equipa.

\"Estamos a bater às portas à procura de apoios para ver se a nossa selecção consegue participar neste mundial. Por enquanto nada está garantido\", anunciou.Por inexistência de recursos, a selecção nacional falhou a edição passada da prova, disputada em Nanjing, China, mesmo depois de ter cumprido o seu programa de preparação.

\"Não queremos que volte a acontecer o que foi da vez passada. Por isso, estamos a procurar primeiro os apoios e, depois, o grupo começa a trabalhar\", esclareceu.O Jornal dos Desportos sabe que a Federação não tem nenhum vínculo com qualquer treinador para a selecção nacional jovem. Pedro Azevedo refere, a respeito, que a instituição tem em conta o acordo que teve em 2017 com Alberto Domingos \"Jó\". O treinador poderá ser reconduzido, caso os apoios procurados sejam encontrados.

Em relação à selecção de seniores, cumpre com normalidade o plano de preparação. Hoje, Fernando Fallé, seleccionador nacional, oferece folga aos atletas que estão a preparar-se, depois de cumprida a primeira semana de trabalhos, virada para a componente física.Na segunda-feira, a equipa retoma a preparação com trabalhos de campo e no dia oito de Abril viaja para Portugal, onde vai cumprir estágio até ao dia 15 do mesmo mês. De 17 a 21 de Abril,  a selecção joga a Taça das Nações de Montreux, prova de antecâmara ao campeonato do mundo.

Fallé observa os atletas Estevão Dala, Dorivaldo Francisco, Wilson de Castro, Bruno dos Santos, Adilson Diogo \"Pi\", Walter Estevão Bernardo, Francisco Luís \"Guedes\", Flávio Cunha, Argentino Agostinho \"Tino\", Anderson Silva \"Nery\", Sérgio Lukukurico\", Josemar Tavares \"Zidane\" e Francisco Eduardo \"Chiquinho\".  Sete desses atletas vão a Portugal, onde se vão juntar aos jogadores que evoluem na Europa.

No torneio de Montreux, antecâmara para o campeonato do mundo de Barcelona, Espanha, a selecção nacional está inserida no grupo B preliminar, juntamente com as similares de Espanha, Portugal e a Suíça. No grupo A estão as selecções da Argentina, Itália, França e a equipa Montreux HC, anfitriã da prova.