Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Uruguai substitui Inglaterra

12 de Setembro, 2013

Selecção sul-americana volta a integrar a elite mundial do hóquei em patins depois da repescagem resultante da desistência dos ingleses

Fotografia: Paulo Mulaza

O Uruguai substitui a Inglaterra no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins por questões administrativas e logísticas, confirmou ontem o porta-voz da Comissão Organizadora, Pedro Azevedo “Chipita”.

O vice-presidente do Cohoquei disse que se tratou de uma decisão do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH), dadas as dificuldades apresentadas pelos ingleses, facto comunicado ao Comité Organizador do evento (Cohoquei).

A selecção do Uruguai é esperada em Angola a partir de segunda-feira, juntamente com os restantes concorrentes, excepto o Brasil, que já está no país desde a Taça Internacional José Eduardo dos Santos, que se realizou na cidade de Malange, de 22 a 25 de Agosto último, de acordo com a fonte.

O Uruguai foi repescado, segundo os regulamentos do CIRH, na condição de quarto classificado do Campeonato do Mundo do grupo B, disputado no ano passado em Montevideu, ganho pela África do Sul, adversária de Angola no grupo C, juntamente com Chile e Portugal.
Luanda é igualmente palco do grupo A, integrado pelas selecções da Espanha, Suíça, Brasil e Áustria.

O novo integrante do mundial inédito em África figura no grupo B, com sede na cidade do Namibe, com a França, Alemanha e Argentina.
No Namibe vão jogar ainda Moçambique, Colômbia, EUA e Itália, integrantes do grupo D.
A selecção do Uruguai estreou-se no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins em 1954, em Barcelona, Espanha. Nessa competição, também marcaram presença pela primeira vez as selecções do Chile e da Noruega.

A prova disputada de 27 de Maio a 8 de Junho contou com 15 participações e a selecção do Uruguai classificou-se em 12º lugar, arredando para as três últimas posições as selecções da Irlanda, Egipto e Noruega. A Espanha fez jus à condição de anfitriã e ganhou o campeonato do mundo.