Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vice-Presidente da Repblica ausculta Comit Organizador

Silva Cacuti - 17 de Maio, 2013

O Vice-Presidente da Repblica, Manuel Vicente, foi ontem informado sobre os preparativos do Campeonato do Mundo de hquei

Fotografia: Jornal dos Desportos

Durante uma audiência que concedeu aos membros do Comité Organizador da prova (Cohoquei), Manuel Vicente ficou a saber de aspectos relacionados com o funcionamento do comité, sobre os passos organizativos e sobre a preparação e participações da Selecção Nacional em torneios internacionais.

“Foi um encontro muito frutífero em que prestámos informações ao Vice-Presidente sobre os preparativos do mundial. Fizemos uma explicação do que temos feito, em termos de passos organizativos, sobre o plano de preparação da Selecção Nacional, que inclui a participação da equipa em vários torneios e abordámos também o estado das obras dos pavilhões que estão a ser erguidos em Luanda, Namibe e Malange. Recebemos um parecer favorável de Sua Excelência Vice-Presidente da República”, disse Pedro Azevedo, coordenador adjunto do Cohoquei, à saída do encontro.

No domingo partem de Luanda os integrantes da Selecção Nacional, para se juntarem aos que evoluem na Europa, a fim de participarem no estágio, de 19 do corrente a 13 de Junho, que tem como palco a região espanhola da Catalunha. O estágio vai culminar com a realização de dois jogos amistosos com a congénere francesa, em Lille, França.

Depois do estágio, na Europa, a preparação da selecção nacional vai prosseguir em Angola, com a projecção da participação no torneio Internacional José Eduardo dos Santos, que se disputa em Malange, no mês de Agosto. Em Malange está a ser erguido um pavilhão gimnodesportivo para acolher a prova que vai já na sua 12ª edição. Vão participar no prestigiado torneio, além da selecção nacional, a congénere do Brasil e as equipas do Andes Talleres, da Argentina e o Liceo de la Corunha, de Espanha.


Hóquei em patins
Atraso nas inscrições dos clubes
condicionam arranque da prova 

O atraso nas inscrições dos clubes e os respectivos atletas está a condicionar o início do campeonato provincial de Luanda de hóquei em patins em seniores masculinos.  Na noite de terça-feira, a Associação Provincial de Patinagem de Luanda (APPL) e mais oito clubes estiveram reunidos, para encontrarem uma data para o arranque da competição, terminado que está o torneio de abertura a nível da capital.

 A APPL fez sair uma moratória na qual obriga os clubes a fazerem as suas inscrições até dia 28 do corrente mês. As inscrições contemplam o pagamento de taxas para custear despesas com os campos e a arbitragem. Presentes na reunião estiveram as equipas do Hóquei 2000, 1º de Agosto, Académica de Luanda, Juventude de Viana, Codefa, Sagrado Coração de Jesus, Kabuscorp do Palanca e Petro de Luanda, detentor do título.


FC Porto acolhe “final a quatro”

O FC Porto vai acolher a final a quatro da edição da Liga Europeia, a 1 e 2 de Junho, anunciou na quinta-feira o comité europeu da modalidade.
Em comunicado, o Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH) revelou ter aceitado as três candidaturas, mas acabou por escolher de forma unânime a dos dragões, acrescentando que, para isso, foi decisiva a “oferta monetária”, dada a discrepância dos valores apresentados. Entre os critérios para a escolha do local da competição consta a exigência de uma oferta monetária não inferior a dez mil euros, pelo que a proposta do FC Porto superou as apresentadas pelos italianos do Valdagno e pelo Benfica, igualmente candidatos a receber a fase final.

De acordo com o mesmo comunicado, a comissão organizadora da final a quatro vai ser presidida por Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, enquanto um membro designado pelo FC Porto vai ser “vice”, numa estrutura que conta ainda com Lluis Ferrer, vice-presidente da CERH. A final a quatro da Liga Europeia vai ser disputada pelos portugueses FC Porto e Benfica, pelos italianos do Valdagno e pelos espanhóis do FC Barcelona.