Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto Campeonato do Mundo de cadetes

Melo Clemente - 07 de Julho, 2018

Preparao militar decorreu sem sobressaltos

Fotografia: Paulo Mulaza|Edies Novembro

A melhoria do 10º lugar, obtido no mundial de 2016, na Eslováquia, é o objectivo definido pela equipa técnica do 1º de Agosto que representa o país no Campeonato do Mundo de cadetes feminino, aprazado para 7 a 19 de Agosto, na Polónia. A informação foi avançada por José Terça Shuma, adjunto de Danilo Júnior, no comando da equipa militar.
\"Não podemos pensar de outra forma, temos de melhorar o lugar que alcançamos em 2016, ou, no mínimo, repetir. Esboçamos um plano de trabalho que nos permite efectuar muitos jogos de controlo, a fim de que a nossa equipa possa ter níveis aceitáveis, para ombrear com os nossos adversários\", disse.
A equipa de cadetes, do 1º de Agosto, representa o país pela segunda vez consecutiva, depois de o ter feito em 2016, por insuficiências financeiras da Federação.
José Shuma explicou, que a equipa teve um primeiro ciclo de preparação que encerrou a 20 de Junho, durante o qual foram efectuados três jogos diante de equipas similares,  Progresso do Sambizanga, Epal e um misto júnior do 1º de Agosto. Referiu que o segundo e derradeiro ciclo arranca a 19 do corrente,  estão previstos entre seis e sete jogos de controlo.
O último dos jogos, há de ser efectuado na Polónia, diante da similar do Japão. A equipa angolana embarca a 3 de Agosto.A Selecção Nacional integra o Grupo A, ao lado do equipa anfitriã, Brasil, Eslováquia, Roménia e Alemanha.
De entre as escolhidas por Danilo, há a realçar a integração de três jogadoras do 1º de Maio de Benguela (Lígia Ferreira, Tayane Castro e Isabel Chipongue). Enquanto seleccionador, Danilo José conta ainda com três unidades da equipa militar que actuam no mundial de juniores da Hungria (Luzia Kiala, Chelsia Gabriel e Beatriz Masseu).
Lista completa de jogadoras disponíveis para trabalhar com a equipa técnica nacional: Lígia Ferreira, Tayane Castro, Isabel Chipongue, Luzia Kiala, Chelsia Gabriel, Beatriz Masseu, Paulina da Silva, Paula Frederico, Edna Esteves, Catarina Sucuacuexe, Jelsia Monteiro, Márcia Manuel, Dolores do Rosário,Rossana Mateus, Ana Coio, Zuraida Sebastião, LelinelsanMuhongo, Esperança Pedro, Sílvia Cassilândia, Joana Gamboa e Henriqueta Diogo.