Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto viaja hoje a China

Silva Cacuti - 25 de Julho, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A equipa principal de andebol do 1º de Agosto, campeã nacional, embarca hoje para a cidade chinesa de Wuxi, onde de 1 a 4 de Agosto participa da primeira edição da Super Globe feminina. A antecedência na chegada ao palco da prova tem como objectivo propiciar a ambientação ao clima, segundo Morten Soubak, treinador da equipa afecta às Forças Armadas Angolanas.
A competição conta com oito participantes e é jogada em sistema de eliminatória directa. O treinador do emblema militar disse conhecer pouco dos adversários que vai encontrar. Estão inscritas as equipas do Omron (Japão), Kaysar Club (Cazaquistão), Jiangsu Handball e China National Club (China) pela Ásia. Concórdia (Brasil), que representa a América do Sul e Central; New York City Team Handball Club (Estados Unidos da América), em representação da América do Norte e Caraíbas, e University of Queensland (Austrália) pela Oceânia.
Na ronda inaugural, o 1º de Agosto defronta o Jiangsu da China. Em função da participação militar na prova mundial, a final da Taça de Angola feminina, em que joga o 1º de Agosto diante do rival, Petro de Luanda, ficou remarcada para seis de Setembro, refere um comunicado da Federação Angolana de Andebol.
A Super Globe (também conhecida como Campeonato do Mundo de Clubes) é organizada pela Federação Internacional de Andebol (IHF) e disputada entre clubes campeões de todas as confederações continentais: PATHF (América), EHF (Europa), CAHB (África), AHF (Ásia) e OHF (Oceania), além do representante do país-sede. A versão masculina disputa-se desde 1997 e, até 2022, vai ter como palco a cidade de Doha, no Qatar.