Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Africano de Andebol é apresentado hoje

Silva Cacuti - 01 de Abril, 2016

Prova de seniores femininos disputa-se em Luanda entre os meses de Novembro e Dezembro

Fotografia: M.Machangongo

O Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com a Federação Angolana de Andebol (Faand) apresentam hoje aos seus parceiros a XXII edição do campeonato africano sénior feminino de andebol, que se disputa de 27 de Novembro a 7 de Dezembro, em Luanda. A apresentação, que tem por objectivo juntar sinergias em torno do sucesso da organização da prova, está marcada para as 10h00, no anfiteatro da Galeria dos Desportos.

Segundo fonte a que o Jornal dos Desportos teve acesso, esta apresentação é um acto interno, com objectivo de mobilizar o sector empresarial para a necessidade de apoios à comissão executiva da prova, ante o quadro económico vigente no país.

Espera-se que durante o encontro seja divulgada a constituição da comissão executiva da competição, cuja organização está entregue a Faand. Na ocasião, Pedro Godinho, presidente de direcção da Federação pode avançar dados sobre o novo seleccionador nacional sénior feminino, cargo que foi exercito até Dezembro de 2015 pelo português João Florêncio. O responsável pode também abordar o plano de preparação da equipa à luz da participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e no Campeonato Africano .

Depois de ter sido o primeiro país a ter um registo de 11 vitórias, oito das quais consecutivas, Angola entra novamente para a história da modalidade como o primeiro país a acolher a prova feminina, depois da Confederação Africana separar a disputa das provas feminina e masculina. A prova masculina foi disputada em Janeiro do corrente, na cidade do Cairo, Egipto, onde Angola obteve o terceiro lugar.

Vai ser o terceiro campeonato a decorrer no país, depois das edições de 1985 e de 2008. Em 1985, Angola organizou, mas não chegou ao pódio. Em 2008, as pérolas, designação oficial da selecção nacional, venceram, na sua 9ª consagração. A prova disputou-se, além de Luanda, no Huambo, Benguela, Cabinda e Huíla.

Em 2014, na edição disputada em Argel, Argélia, Angola perdeu o título africano para a Tunísia e quedou-se na terceira posição.