Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola 40 anos está em marcha

Silva Cacuti - 31 de Janeiro, 2015

Angola 40 anos está em marcha

Fotografia: Jornal dos Desportos

A organização do torneio decorre sem sobressaltos e, “se tudo correr bem vai ser feita uma intervenção no piso da Cidadela Desportiva, com objectivo de proceder à sua marcação com padrões internacionais”, segundo o responsável.

O Torneio Angola 40 anos insere-se nas celebrações do 40º aniversário da independência nacional e visa preparar a selecção nacional para o torneio pré-olímpico que Luanda acolhe de 19 a 26 de Março.

A prova vai ser apresentada a 10 do corrente, numa das salas de reuniões da sede da petrolífera Total. Além do Brasil e Portugal, vai ser inscrita também uma selecção nacional B.

As convocatórias das duas selecções angolanas vão ser conhcidas nos próximos dias, segundo o vice-presidente  Ilídio Cândido.

“Tão logo termine o campeonato nacional em juniores, que decorre em Benguela, o seleccionador vai estar em condições de anunciar as convocatórias”, disse.

O referido campeonato nacional terminou ontem, com a disputa da final feminina entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto.

O torneio pré-olímpico vai apurar o representante do continente africano nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e devia ter a participação das quatro primeiras selecções do último campeonato africano disputado na Argélia, ou seja Tunísia, RDC, Angola e Argélia. Contudo, depois da desistência das argelinas, que alegaram dificuldades financeiras, a Confederação Africana chamou para o torneio a equipa do Senegal. O andebol feminino angolano procura a sua sexta presença consecutiva nos Jogos Olímpicos. Na estreia, em Atlanta (1996), Angola conseguiu o sétimo lugar, a melhor classificação até agora. Seguiram-se dois nonos lugares, em Sidney2000 e Atenas2004 e um 12º posto em Beijing’2008.