Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola busca ouro

18 de Setembro, 2015

Equipa de João Florêncio pronta para erguer o ouro do torneio africano em Brazzaville

Fotografia: Paulo Mulaza

Angola e Nigéria jogam hoje, a partir das 14h00, no Palácio dos Desportos, a meia- final do torneio feminino de andebol da 11ª edição do Jogos Africanos, que encerram amanhã na capital do Congo, Brazzaville. As duas equipas ajustam as contas, depois da colecção de derrotas das nigerianas nas diferentes competições continentais.

Para chegar a meia- final, a equipa de João Florêncio venceu a, RDC, por 29-22 nas quartos-de-final.

Com muito contacto físico, o jogo foi equilibrado. As congolesas nunca “desarmaram” e impuseram, como sempre, elevado grau de dificuldade às hendeca-campeãs continentais.

Mwange Mwasesa, que actua no 1º de Agosto, foi a principal responsável da RDC pelo equilíbrio na partida. A jogadora marcou 11 golos em 18 remates tentados, o que representa a metade de toda a selecção congolesa. Mwasesa foi submetida a uma marcação individual durante todo o jogo.

Azenaide Carlos foi a mais concretizadora do combinado nacional com nove golos em 12 tentados, seguida de Matilde André com seis em nove tentados.
No Cômputo geral, Angola rematou 50 vezes e acertou 29, enquanto a oponente rematou 41 vezes e acertou em 22 ocasiões.

MASCULINO
A selecção de Angola masculina apurou-se para as meias finais do torneio de andebol da 11ª edição dos Jogos Africanos, depois de bater a Líbia, nos quartos de finais por 30-18.