Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola e Quénia jogam na abertura do "Africano"

Silva Cacuti - 18 de Novembro, 2015

Selecção masculina tem jogos fáceis na fase preliminar do Campeonato Africano antes de defrontar a candidata ao título Tunísia

Fotografia: Paulo Mulaza

A Selecção Nacional sénior masculina de andebol vai efectuar quatro jogos antes de encerrar a disputa do grupo B do campeonato africano da categoria, diante da forte Tunísia, segundo o calendário da prova recentemente elaborado.O campeonato disputa-se de 21 a 30 de Janeiro na cidade do Cairo, Egipto, e Angola, quarta classificada da última edição, integra o grupo B juntamente com as similares da Tunísia, RDC, Quénia, Líbia e Congo. Filipe Cruz é o seleccionador nacional.

O sorteio ditou um crescimento do grau de dificuldade nos jogos da selecção nacional, que pode permitir um melhor entrosamento do grupo, antes do jogo com os tunisinos. A partida deve decidir o líder do grupo.Na primeira jornada, como aperitivo, a 21 de Janeiro, os pupilos de Filipe Cruz defrontam o Quénia, equipa que não esteve inscrita nas duas últimas edições da competição.

Na segunda jornada, 22 de Janeiro, a equipa tem a continuidade do aperitivo, já que defronta a similar da Líbia, que segurou a lanterna vermelha na prova disputada em Argel, em 2014.No dia seguinte, a selecção nacional vai precisar de mais esforço. Pela frente vai estar a similar da República do Congo, sétima da tabela geral da última prova.

Depois da pausa prevista para o dia 24, no dia 25, Angola defronta a RDC, outra equipa do meio da tabela.Depois deste percurso, a selecção nacional defronta a candidata Tunísia, a 26 de Janeiro, no encerramento da fase de grupos da prova.A prova vai ser jogada por 12 equipas subdivididas em dois grupos. O grupo A é constituído pelas selecções da Argélia (campeã), Nigéria, Camarões, Marrocos, Egipto e Gabão.Pela primeira vez, o campeonato masculino vai ser disputado em data e local diferente do campeonato feminino. A prova feminina vai ser disputada em Luanda, em Dezembro de 2016.