Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola joga com a Sérvia

Francisco Carvalho - 29 de Novembro, 2013

Selecção Nacional sénior feminina ensaia a participação no Campeonato do Mundo num torneio amistoso na cidade sérvia de Nis

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol começa a competir hoje na cidade de Nis, na Sérvia, num torneio amistoso no quadro da preparação para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer de 6 a 22 de Dezembro naquele país europeu. No jogo inaugural da competição, as campeãs africanas defrontam as anfitriãs, a Sérvia, em partida que vai medir o nível técnico do conjunto.

Amanhã, o “sete” nacional volta ao pavilhão da cidade de Nis para defrontar a selecção da Macedónia e encerra o torneio no próximo domingo com a forte equipa da Croácia.

O seleccionador nacional, Vivaldo Eduardo, vai procurar automatizar todos os sectores, face às renovações forçadas no plantel. A juventude presente na equipa nacional vai exigir do técnico mais intervenção, para que as atletas se encaixem no sistema táctico para o campeonato do mundo.

As pontas Natália Bernardo (capitã), Marta dos Santos e a guarda-redes Maria Pedro já se encontram no local da concentração da Selecção Nacional e participam do torneio amistoso. As três atletas partiram de Luanda, na quinta-feira, depois de superarem as questões escolares.

Ontem, Vivaldo Eduardo orientou um treino ligeiro no hotel antes da viagem de quatro horas da Selecção Nacional para o local da competição. Depois do torneio, na segunda-feira, o seleccionador angolano vai dispensar as atletas para passeio e compras, mas antes as campeãs africanas vão ser submetidas a massagem.

Ainda no quadro da preparação para o campeonato do mundo, Angola vai jogar com a França no próximo dia 3 de Dezembro e no dia seguinte defronta a Roménia.

Vivaldo Eduardo faz-se acompanhar no estágio na Sérvia das atletas Teresa Almeida e Cristina Branco (guarda-redes), Rossana Kitongo, Isabel Guialo, Marcelina Kiala, Luísa Kiala, Lurdes Monteiro, Magda Cazanga, Lisandra Salvador e Liliana da Paixão (meias-distâncias), Iracelma Silva e Joelma Viegas (pontas) e o pivô Anastasia Sibo.

A Selecção Nacional está integrada no grupo C do Campeonato do Mundo, com a Argentina, Polónia, Espanha, Noruega e Paraguai. Angola começa a competir no dia 7 defrontando a Argentina no pavilhão Cristal Hall da cidade de Zrejanin. No dia 9, a equipa nacional volta ao campo para defrontar o Paraguai. O jogo com a Polónia está marcado para o dia 10, no mesmo recinto, e no dia 12 Angola defronta a Noruega. As campeãs africanas encerram a fase preliminar no dia 13 diante da Espanha.